Brasileiros são presos na Europa por suspeita de terrorismo e ligação com Estado Islâmico

A polícia da Espanha prendeu dois irmãos brasileiros por suspeita de conspiração terrorista e envolvimento com o Estado Islâmico. As investigações são da Guarda Civil espanhola com a Agência da União Europeia de Cooperação Policial (Europol), em parceria com a Polícia Federal do Brasil e o FBI dos Estados Unidos por meio de cooperação internacional.

A dupla seria responsável por disseminar na internet propagandas jihadistas e manuais para assassinatos em massa. As prisões foram feitas na tarde desta segunda-feira (27) em Estepona, Málaga.

A Guarda Civil da Espanha divulgou que há ligação entre os dois brasileiros presos com outros indivíduos também investigados e detidos em países europeus por vínculo com terroristas islâmicos.

Leia Mais

Polícia Federal prende no RJ terceiro suspeito de ligação com Hezbollah

Promotoria da Espanha revela novos detalhes do caso de Daniel Alves

Embaixada de Israel exibe vídeos chocantes e afirma: “Hamas e Estado Islâmico são iguais”

Segundo os investigadores, os brasileiros estavam em processo de radicalização na internet e usavam plataformas de mensagens instantâneas para mostrar apoio ao Estado Islâmico, com divulgação de material sobre atividades terroristas realizadas em diferentes localidades e manuais para confecção de explosivos.

A Polícia Federal informou à CNN que a ação ocorreu por meio de cooperação internacional envolvendo a PF, o FBI e autoridades espanholas.

Ainda não está definido se os brasileiros responderão pelo crime na Espanha ou se haverá pedido de extradição.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasileiros são presos na Europa por suspeita de terrorismo e ligação com Estado Islâmico no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.