Após pedido de vista, CCJ do Senado pode analisar PEC dos Militares nesta quarta (29)

apos-pedido-de-vista,-ccj-do-senado-pode-analisar-pec-dos-militares-nesta-quarta-(29)

Após um pedido de vista do senador Ciro Nogueira (PP-PI), a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) pode voltar a analisar, nesta quarta-feira (29), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Militares.

Ela muda as condições para combatentes da ativa serem candidatos em eleições. Se aprovado pelo colegiado, o texto seguirá para o plenário do Senado.

O texto pretende proibir que militares das Forças Armadas da ativa que saiam candidatos em eleições continuem na ativa depois.

Pela proposta, no ato do registro da candidatura, o militar deve ser transferido para a reserva. Se será a reserva remunerada ou não, depende da situação do interessado dentro das Forças Armadas. Em princípio, a proposta não afeta em nada policiais e bombeiros militares.

Embora tenha sido encampada por senadores governistas, o texto conta com apoio de integrantes da oposição.

A ideia inicial do Palácio do Planalto era vetar os militares da ativa de assumir todo e qualquer cargo de primeiro escalão, como os cargos de ministros e secretários-executivos. No entanto, essa parte não foi incluída no texto protocolado no Senado.

*Publicado por Douglas Porto, com informações de Lucas Oliver e Mayara da Paz, da CNN

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após pedido de vista, CCJ do Senado pode analisar PEC dos Militares nesta quarta (29) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.