Seca prolongada em Barcelona provoca aumento em contas de água

A Área Metropolitana de Barcelona informou que haverá um aumento expressivo nas contas de água da cidade e nas regiões vizinhas devido a uma longa seca que atinge o nordeste da Espanha. A justificativa para a alta são os custos elevados da dessalinização e purificação da água. O acréscimo será entre 11% a 16% em 23 municípios.

Desde setembro do ano passado, o volume de chuva na Espanha teve uma queda de cerca de 17% abaixo da média de 30 anos. Alguns reservatórios na Catalunha, no nordeste, e na Andaluzia, no sul, estão apenas com 15% de suas capacidades totais.

Leia Mais

Geleiras do Peru foram reduzidas por mudanças climáticas, diz relatório

Papa Francisco cancela ida à COP28 para tratar inflamação no pulmão

COP28: EUA devem anunciar estratégia global de fusão nuclear

As cidades de Sevilha e Málaga, também no sul, já anunciaram aumentos nas contas de água neste ano, enquanto as tarifas na área de Barcelona permaneceram praticamente inalteradas nos últimos anos.

Autoridades informaram que parte da região da Catalunha, incluindo Barcelona, enfrenta a pior seca registrada e estão entrando em uma fase considerada pré-emergencial. Por essa razão, o consumo permitido de água foi reduzido de 230 para 210 litros por dia por morador.

A água doce requer agora mais tratamento porque os rios tornaram-se lentos e a produção de dispendiosas centrais de dessalinização aumentou.

Estão sendo tomadas providências para permitir entregas por navio, se necessário, e novas usinas de dessalinização serão construídas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Seca prolongada em Barcelona provoca aumento em contas de água no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.