Lula diz que Brasil será Arábia Saudita da energia verde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (29) que o Brasil se tornará a “Arábia Saudita da energia verde” durante discurso em Riade. Ele destacou o potencial brasileiro para se tornar um polo de produção de energias renováveis e atrair investimentos nessa área.

Vista como uma antecipação do discurso que fará na COP28, em Dubai, a fala do presidente de hoje foi no encerramento da Mesa Redonda Brasil-Arábia Saudita, um evento empresarial organizado em conjunto pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em conjunto com o Ministério de Investimentos da Arábia Saudita.

Durante o discurso desta quarta-feira, Lula convidou o príncipe-herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, para uma visita oficial ao Brasil.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) também discursaram durante o encontro.

Veja também: Lula e príncipe da Arábia Saudita se encontram e tratam sobre investimentos e guerra

Todos os ministros destacaram o potencial de parceria comercial e de investimentos entre os dois países, cada um focando em sua área.

Alexandre Silveira, por exemplo, destacou o potencial para investimentos sauditas na área de energia brasileira, inclusive as de baixo impacto ambiental.

Já Silvio Costa Filho levantou a possibilidade de investimentos em portos e o interesse brasileiro na abertura de novas linhas aéreas ligando a Arábia Saudita ao Brasil.

Vários líderes empresariais brasileiros também marcaram presença e destacaram as possibilidades de investimentos dos dois lados. Diversos representantes de empresas sauditas com interesses no Brasil participaram do evento bilateral.

Leia Mais

STF julga disputa sobre data da cobrança do difal do ICMS

Relatório da CPI do DF quer indiciar G. Dias e livrar Torres por ataques do 8 de janeiro

Com expectativa de votação acirrada, TCU retoma caso que pode abreviar mandatos em agências reguladoras

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz que Brasil será Arábia Saudita da energia verde no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.