Governo do Rio sanciona lei que institui fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol

Foi sancionado pelo governador Cláudio Castro (PL) nesta quarta-feira (6) o projeto de lei que prevê o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a nova legislação, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão usar o Cartão Nacional de Saúde para fazer uso dos fármacos.

A sanção vem pouco depois de uma aprovação por unanimidade da medida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e busca desonerar pacientes que precisam desse tipo de medicamento, até então muito caro e de difícil obtenção.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Estado, a proposta, de autoria do deputado estadual Carlos Minc (PSB), parte do entendimento de que o fornecimento desses medicamentos está em conformidade com os princípios da integralidade, do acesso universal e igualitário aos tratamentos medicamentosos no país.

Leia mais

Justiça de Minas concede direito ao tratamento com canabidiol de criança com epilepsia

CFM suspende norma que restringia uso de canabidiol

Anvisa publica registro de produto à base de canabidiol

Como funciona a nova política

Para obter os produtos à base de canibidiol, os pacientes deverão realizar o procedimento padrão e utilizar o cartão do SUS. A lei prevê ainda que o paciente ou seu responsável deve apresentar prescrição médica acompanhada de laudo que informe a patologia.

Além disso, o laudo deve indicar os outros tratamentos que foram testados e que o canibidiol é a melhor alternativa.

Um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) também deve ser apresentado, com assinatura em duas vias. Além disso, é necessária uma comprovação de que o solicitante não tem condições financeiras de acesso aos medicamentos e que a manutenção de sua qualidade de vida depende do tratamento.

Por fim, o tratamento deverá ser reavaliado a cada seis meses, a fim de verificar se houve benefícios ou se há necessidade de readequação. Os medicamentos à base de canabidiol com autorização para serem comercializados em farmácias, mediante prescrição médica, podem ser consultados no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além da definição dos termos, a lei também prevê a possibilidade de criação de grupos de trabalho, estudo e tecnologia, além do incentivo de produção de monografias especializadas e outros programas de investimento que orientem a atuação do SUS e garantam a segurança dos pacientes em tratamento.

 

* Sob supervisão de Fábio Munhoz

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo do Rio sanciona lei que institui fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.