Zelensky tentou reunião com Lula antes de participar da posse de Milei

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu um encontro com presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de desembarcar em Buenos Aires para participar da posse do presidente argentino Javier Milei, no sábado (9).

O encontro foi solicitado na quinta-feira (7), mas o governo brasileiro recusou. Segundo auxiliares de Lula, por dificuldade de encaixe das agendas. Mesmo sem o encontro, o voo de Zelensky fez escala no Brasil antes de seguir para a Argentina.

No Palácio do Planalto, houve estranhamento com a sondagem feita pelos ucranianos. O pedido de encontro chegou muito perto da data proposta, com sugestão de ocorrer em um sábado à noite e na base aérea de Brasília.

Leia Mais

Bolsa da Argentina bate recorde um dia após posse de Milei na Presidência

Javier Milei altera lei sobre nepotismo e nomeia irmã em cargo de confiança

Lula aguarda iniciativa de Milei para conversa telefônica, dizem fontes

Todo o formato, na avaliação de assessores presidenciais, foi inadequado para o protocolo entre chefes de estado: a proposta veio muito em cima, com local e horários pouco viáveis para um encontro desse porte.

A secretária para Assuntos de Europa e América do Norte do Itamaraty, embaixadora Maria Luísa Escorel, foi deslocada pelo governo e chegou a se encontrar com o presidente ucraniano na base aérea de Brasília.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky tentou reunião com Lula antes de participar da posse de Milei no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.