Onda de calor: temperaturas podem passar dos 40ºC

Uma forte massa de ar quente ganha força no Brasil — e as temperaturas podem passar dos 40°C neste final de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta terça-feira (12), quinze estados mais o Distrito Federal foram colados estado nível laranja (perigo) de onda de calor, válido até domingo (17). 

As temperaturas devem aumentar 5°C em relação à média, a partir de desta quinta-feira (14). 

Brasil tem alerta para nova onda de calor. / Reprodução: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Já nos próximos dias, os termômetros de grande parte do Centro-Sul do país devem subir. Conforme o Inmet, a partir desta sexta-feira (15), o forte calor também é esperado na área que abrange a maioria do Centro-oeste e sudeste do Brasil e em áreas das regiões Norte e nordeste, com temperaturas máximas com potencial de superar 40°C nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.

Uma forte massa de ar quente ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do país. / Reprodução: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Rio Grande do Sul também deve ser afetado pelo fenômeno e ainda não teve um calor intenso nesta primavera. O aumento das temperaturas pode provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70 km/h, granizo e chuva localmente forte, nas cidades gaúchas e em Santa Catarina.

 Esta será a nova onda de calor deste ano. Enfrentando, segundo o ClimaTempo, o calor intenso deste final de semana não deverá ser tão forte quanto os ocorridos nos meses anteriores. Em entrevista à CNN, Willians Bini, meteorologista head de comunicação da ClimaTempo, explica que o ar já não está seco como em novembro deste ano. “No verão você já tem mais nuvens, por isso que as temperaturas em média não atingem picos como acontece na primavera. Por esse mesmo motivo, as ondas de calor agora durante o verão também não devem ser tão quentes como foi durante a primavera”, afirma. 

Leia mais

RJ: secretário de Segurança admite que estado precisa de mais 25 mil policiais

Veja momento em que Dr. Roberto Kalil é assaltado em SP

Distrito Federal registra a maior temperatura para dezembro em 62 anos, diz Inmet

Máximas de quinta-feira (14) das capitais em alerta

Brasília (DF): 30°C

São Luís (MA): 31°C

Belo Horizonte (MG): 33°C

Curitiba (PR): 32ºC

Rio de Janeiro (RJ): 34ºC

Porto Velho (RO): 31ºC

São Paulo (SP): 33ºC

Salvador (BA): 32ºC

Vitória (ES): 32ºC

Cuiabá (MT): 36ºC

Goiânia (GO): 35ºC

Campo Grande (MS): 36ºC

Teresina (PI): 36ºC

Porto Alegre (RS): 35ºC

Florianópolis (SC): 30ºC

Palmas (TO): 32ºC

(Dados do Inmet)

Calor recorde em novembro

Entre as oito ondas de calor que atingiram o Brasil neste ano, a que ocorreu entre os dias 8 e 19 de novembro foi a maior, devido ao número de dias consecutivos e ao recorde de temperatura de 44,8°C, ocorrido em Araçuaí (MG). Essa foi a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do Inmet, superando os 44,7°C, ocorridos em Bom Jesus (PI), em 2005. 

(*Sob supervisão de Felipe Andrade)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Onda de calor: temperaturas podem passar dos 40ºC no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.