EUA agradecem ‘liderança diplomática’ do Brasil na disputa por Essequibo

eua-agradecem-‘lideranca-diplomatica’-do-brasil-na-disputa-por-essequibo

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, agradeceu o Brasil pelo que chamou de “liderança diplomática” na busca por uma solução pacífica na disputa entre Venezuela e Guiana pela região de Essequibo.

O agradecimento foi feito em um telefonema ao chanceler brasileiro Mauro Vieira na quarta-feira (13), um dia antes da reunião do presidente venezuelano Nicolás Maduro com o presidente guianês Irfaan Ali. Os dois disseram concordar em evitar uma escalada da tensão e a fazer uma reunião no Brasil.

Na conversa com Vieira, segundo a embaixada dos EUA no Brasil, Blinken reafirmou a posição americana de que a fronteira terrestre entre Venezuela e Guiana deve ser respeitada, “a menos que, ou até que, as partes cheguem a um novo acordo ou um órgão legal competente decida de outra forma”.

Missão Haiti

Blinken e Vieira ainda discutiram o apoio à missão de segurança multinacional no Haiti contra gangues locais. O Brasil, por sua vez, reafirmou o apoio com foco no treinamento das forças policiais. O governo brasileiro se recusou a liderar a operação apesar dos pedidos da Organização das Nações Unidas (ONU).

O secretário de Estado americano ainda pediu que o chanceler Mauro Vieira acompanhe os Estados Unidos para condenar os ataques recentes do grupo rebelde houthi no Iêmen.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA agradecem ‘liderança diplomática’ do Brasil na disputa por Essequibo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.