O Instagram está criando o seu próprio Twitter

o-instagram-esta-criando-o-seu-proprio-twitter

É isso mesmo. A Meta está desenvolvendo um novo app baseado em textos, chamado de P92 ou Barcelona, que pode ser lançado em junho. Bom, basicamente, é um Twitter… com as cores do Instagram.

Por que isso importa? Desde que o passarinho azul foi comprado pelo Musk, muitos usuários saíram da plataforma e — mais ainda — choveu críticas.

  • Isso abriu espaço para outras redes sociais parecidas surgirem, como o Mastodon ou a Bluesky, do antigo co-founder do Twitter.
  • No entanto, até então, nenhuma dessas conseguiu conquistar um público considerável. Agora, parece que uma concorrente de peso apareceu.

É só pensar que, além de estarmos tratando aqui de Meta e do Tio Zuck, o novo app vai ser diretamente conectado com a conta do Instagram, aproveitando exatamente o mesmo login, nome de usuário, biografia e… seguidores.

Isso faz com que criadores de conteúdo que já construíram seus públicos com fotos e stories no IG consigam manter exatamente essa mesma audiência em um outro formato — textos e respostas.

Inclusive, o P92 também terá elementos de descentralização. Isso significa que ele será compatível com outras redes, como o próprio Mastodon, por meio de uma integração.

Outros detalhe técnicos: Os tweets — ops, posts* — devem ser de até 500 caracteres e vai ser possível anexar links, fotos e vídeos de até 5 minutos.

Apesar de ainda não ser oficial, a Meta já tinha confirmado em março que estava trabalhando em uma rede social descentralizada independente para compartilhar atualizações de texto. Parece que ela está chegando…

Adicionar aos favoritos o Link permanente.