Pesquisa mostra apoio da população à exploração de petróleo na foz do Amazonas, desde que com licenças

Pesquisa Atlas/Intel feita com exclusividade para a CNN Brasil aponta que a maior parte da população apoia a exploração de petróleo na Foz do rio Amazonas.

Leia a íntegra da pesquisa neste link.

Para 36,3% dos entrevistados, a Petrobras deveria poder explorar petróleo na foz do rio Amazonas apenas se tiver as licenças e realizar estudos de impacto. Já 26,1% não coloca nenhuma condicionante à exploração e 18,3% disseram não apoiar de jeito nenhum. Um grupo de 19,3% informou não saber.

A pesquisa foi feita com 1.834 entrevistados entre os dias 4 e 7 de dezembro. Ela tem margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

O levantamento mostra que esse apoio é ampliado nos seis estados da margem equatorial que serão os principais beneficiados com recursos dos royalties: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Leia mais

Busca pelo termo “petróleo” disparou no Amapá com embate por Margem Equatorial; entenda a disputa

“Sou defensor da pesquisa”, diz governador do Pará sobre exploração da Petrobras no rio Amazonas

Petrobras espera receber licença para explorar Foz do Rio Amazonas até 2024, diz Prates

Nesses estados, 47,7% disseram que a Petrobras pode explorar apenas se tiver as licenças e realizar estudos de impacto. Já 29,5% não coloca nenhuma condicionante à exploração e 15,3% disseram não apoiar de jeito nenhum. Um grupo de 7,6% informou não saber.

A maioria dos entrevistados também disse ver “risco alto” na exploração (39,5%), enquanto 14,9% vê risco pequeno, 12,2% vê risco médio e apenas 5,2% não ve risco nenhum. Quando questionados se concordam ou discordam da decisão do Ibama de negar o pedido de licença da Petrobras para explorar petróleo na bacia da foz do Amazonas, a maioria (34,5%) disse concordar e 25,7% disseram discordar, enquanto 39,9% disseram não saber.

Outro dado é que a ampla maioria acredita que a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas pela Petrobras poderá gerar impactos econômicos positivos para a população local e para os estados, como empregos e renda: 55,6%. Apenas 15% disseram não ver benefícios econômicos.

A maioria também entende que os riscos ambientais e o impacto econômico têm a mesma importância (37,3%), ao passo que 34,7% acham que o fator mais importante a ser considerado para decidir se a Petrobras poderá ou não explorar petróleo na foz do rio Amazonas é o risco ambiental. Para 14,7% deve ser considerado o impacto econômico apenas.

Petróleo na Amazônia: série especial da CNN Brasil estreia nesta segunda-feira (18)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisa mostra apoio da população à exploração de petróleo na foz do Amazonas, desde que com licenças no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.