Gigante do petróleo BP suspende transporte no Mar Vermelho após ataques

gigante-do-petroleo-bp-suspende-transporte-no-mar-vermelho-apos-ataques

A empresa petrolífera BP disse que suspendeu todo o transporte pelo Mar Vermelho devido à “deterioração da situação de segurança” após uma série de ataques dos rebeldes Houthi apoiados pelo Iêmen nas últimas semanas.

Em um comunicado, a empresa disse que “decidiu pausar temporariamente todos os trânsitos pelo Mar Vermelho. Vamos manter esta pausa preventiva sob revisão contínua, sujeito às circunstâncias à medida que elas evoluem na região.”

A decisão vem depois que as principais empresas de navegação Maersk, Hapag-Lloyd e CMA CGM Group pausaram o transporte através do Mar Vermelho depois que as forças houthis atacaram navios comerciais na área.

Também na segunda-feira (18), a empresa Evergreen disse que suspenderia seu serviço de importação e exportação de Israel com efeito imediato devido às “crescentes questões de segurança e risco.”

Enquanto isso, o USS Carney, pertencente a Marinha americana, respondeu na manhã de segunda-feira (18) a um pedido de socorro de um navio comercial depois de ter sido atacado por “múltiplos projéteis” no sul do Mar Vermelho, disse um oficial militar dos EUA.

O navio mercante Swan Atlantic foi atacado por volta das 9h. Hora do Iêmen, disse a autoridade. Não foram divulgados mais detalhes.

Ataques no Mar Vermelho

As forças houthis, apoiadas pelo Iêmen no Irã, têm visado navios comerciais no Mar Vermelho, reivindicando os ataques como vingança contra Israel.

Os rebeldes atacaram os navios com drones e mísseis nas últimas semanas e, em novembro, apreenderam um navio cargueiro ligado a Israel, tornando a tripulação refém.

Eles também lançaram mísseis contra Israel, um deles interceptado pela Marinha dos EUA em outubro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gigante do petróleo BP suspende transporte no Mar Vermelho após ataques no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.