Vulcão na Islândia entra em erupção após semanas de atividade sísmica

vulcao-na-islandia-entra-em-erupcao-apos-semanas-de-atividade-sismica

Um vulcão no sudoeste da Islândia entrou em erupção na segunda-feira, após semanas de intensa atividade sísmica, informou o Gabinete Meteorológico do país.

Temendo um surto significativo na península de Reykjanes, as autoridades evacuaram os quase 4.000 habitantes da cidade piscatória de Grindavik e fecharam o spa geotérmico vizinho, Lagoa Azul.

“Aviso: a erupção começou ao norte de Grindavik, perto de Hagafell”, disse o Met Office em seu site.

Imagens e transmissões ao vivo do meio de comunicação local RUV mostraram lava sendo expelida de fissuras no solo.

Um helicóptero da guarda costeira estará no ar em breve para confirmar a localização exata e o tamanho da erupção, disse o Met Office.

O aeroporto internacional de Reykjavik, localizado nas proximidades, permaneceu aberto.

“No momento, não há interrupções nas chegadas ou partidas no aeroporto de Keflavík”, afirmou em seu site.

A península de Reykjanes assistiu nos últimos anos a várias erupções em áreas despovoadas, mas o último surto pode representar um risco para a cidade de Grindavik, disseram as autoridades.

Reykjanes é um ponto quente vulcânico e sísmico a sudoeste da capital Reykjavik. Em março de 2021, fontes de lava irromperam espetacularmente de uma fissura de 500-750 metros de comprimento (1.640-2.460 pés) no solo no sistema vulcânico Fagradalsfjall.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vulcão na Islândia entra em erupção após semanas de atividade sísmica no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.