TomTom cria assistente de voz baseado em IA para veículos

tomtom-cria-assistente-de-voz-baseado-em-ia-para-veiculos

A TomTom, especialista em mapeamento digital, disse nesta terça-feira que fez uma parceria com a Microsoft para criar um assistente de voz com recursos de inteligência artificial para veículos.

O assistente permitirá que os usuários “conversem naturalmente com seus veículos” e possibilitará a interação por voz com sistemas de infoentretenimento, busca de localização e execução de comandos, informou a empresa.

A TomTom, que concorre com o Google Maps e a maior plataforma de mapeamento do mundo, a HERE, usou vários serviços da Microsoft, como o Azure OpenAI Service, para criar o assistente de voz.

O Serviço Microsoft Azure OpenAI permite que as empresas aproveitem os modelos de linguagem ampla (LLM) da OpenAI, criadora do ChatGPT.

O assistente de voz pode ser integrado a outros sistemas de infoentretenimento automotivo e também está embutido no Digital Cockpit da TomTom, uma plataforma aberta e modular de informação e entretenimento para veículos, informou o fabricante holandesa de mapas.

O diretor financeiro da TomTom, Taco Titulaer, disse à Reuters em outubro que a empresa viu novas oportunidades na IA generativa e está “investindo tempo, dinheiro e pessoas” na tecnologia.

A TomTom lançou um plug-in LLM para o ChatGPT em julho para permitir que os usuários do chatbot planejem viagens e explorem novos lugares usando seus mapas.

A empresa começou a trabalhar com a Microsoft em 2016, quando começou a alimentar os serviços de localização do Azure Maps.

(Por Arsheeya Bajwa)

Este conteúdo foi originalmente publicado em TomTom cria assistente de voz baseado em IA para veículos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.