Justiça bate martelo sobre processo milionário envolvendo O Senhor dos Anéis

justica-bate-martelo-sobre-processo-milionario-envolvendo-o-senhor-dos-aneis

A Amazon e o espólio do autor J.R.R. Tolkien venceram um processo movido por um escritor que pedia uma indenização de 250 milhões de dólares.
Demetrious Polychron, autor do livro “A Sociedade do Rei”, acusou a série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” de plágio.
A obra de Polychron é considerada uma espécie da fanfic (uma ficção de um fã) e uma continuação não-oficial da saga “O Senhor dos Anéis”.
Na Califórnia, o juiz Stephen V. Wilson determinou que Demetrious pague pelos custos legais da Amazon e do espólio de Tolkien, em um valor total de 134 mil dólares.
Polychron também foi proibido de copiar, vender ou distribuir seu livro e a sequência, sendo ordenado a destruir as cópias físicas e digitais.
O livro “A Sociedade do Rei” foi registrado em 2017. E, no mesmo ano, Demetrious Polychron começou sua batalha judicial contra a Amazon, acusando a série de infringir direitos autorais.
Desenvolvida por J. D. Payne e Patrick McKay, a série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” estreou no Prime Video em 2 de setembro de 2022.
Ao comprar os direitos televisivos de “O Senhor dos Anéis” por 250 milhões de dólares, em novembro de 2017, a Amazon assumiu o compromisso de produzir 5 temporadas.
A série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” está disponível para streaming no Prime Video, mas a segunda temporada ainda não tem data de estreia definida.
Situado na Segunda Era da Terra-Média, milhares de anos antes dos eventos de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, a série segue personagens que enfrentam o ressurgimento do Mal na Terra-Média.
O primeiro filme da trilogia “O Senhor dos Anéis”, chamado de “A Sociedade do Anel”, dirigido por Peter Jackson e com base na obra-prima homônima de J.R.R.Tolkien, foi lançado em 2001.
O filme narra a procura do Senhor do Escuro Sauron por um anel, que está com o hobbit Frodo Bolseiro (Elijah Wood). O destino da Terra-Média está em risco e depende de Frodo e mais oito companheiros, que formam a Sociedade do Anel.
No ano seguinte, em 2002, foi lançada a continuação da trilogia, intitulada “O Senhor dos Anéis – As Duas Torres”.
Nesta continuação, Frodo e o amigo Sam seguem numa jornada para destruir o Um Anel e descobrem que estão sendo seguidos pelo misterioso Gollum. Enquanto isso, Aragorn, o elfo e arqueiro Legolas e o anão Gimli chegam ao reino de Rohan, onde o rei Theoden foi vítima de uma maldição mortal de Saruman.
Em 2003, a trilogia “O Senhor dos Anéis” se encerra com o lançamento de “O Retorno do Rei”.
Neste fim da saga, Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, o que faz com que Gandalf e Pippin partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Enquanto isso, Frodo, Sam e Gollum seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.
Com o sucesso absoluto de “O Senhor dos Anéis”, Peter Jackson dirigiu mais uma trilogia, chamada “O Hobbit”.
Em 2012, foi lançado “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, onde Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), que vive uma vida pacata no condado, recebe a visita do mago Gandalf, o Cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista.
A sequência da trilogia é “O Hobbit: A Desolação de Smaug”, lançada em 2013. Nela, Bilbo Bolseiro segue em direção à Montanha Solitária, onde deverá ajudar seus companheiros a retomar a Pedra de Arken.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.