Programas de desenvolvimento humano elevam a eficiência empresarial

Com mais de 5 mil colaboradores, a Eldorado Brasil Celulose é reconhecida no mercado por seu modelo de gestão disruptivo que, alinhado à mais alta tecnologia disponível para a produção florestal e industrial, tornou a companhia uma referência global em produtividade. Na empresa, a valorização de pessoas é um dos direcionadores do negócio, ao lado da competitividade, inovação e sustentabilidade.

Com essa diretriz, a área de Recursos Humanos desenvolve programas para fortalecer a jornada do colaborador, desde o processo seletivo, integração, desenvolvimento, movimentação de pessoas e offboarding.

“Nosso processo de seleção busca a diversidade, o fit cultural, as crenças e os comportamentos. Ou seja, buscamos pessoas com opiniões diferentes, experiências e competências que agreguem valores para a nossa gente”, explica Elcio Trajano Jr., diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação, da Eldorado Brasil Celulose.

 

Avaliação resultados

A gestão de pessoas da empresa está orientada para criar um ambiente de aprendizado contínuo e de troca de conhecimento, onde todos tenham oportunidades iguais para que possam crescer e desenvolver suas competências. Para isso, é aplicada a AVD (avaliação de desempenho e aderência cultural), momento em que analisamos comportamentos, atitudes e oportunidades para desenvolvimento.

“A partir dessa avaliação, podemos identificar quais características e expertises podem ser usadas para potencializar a performance do profissional, indo além dos aspectos técnicos, para avançar na pauta do desenvolvimento humano – que é o diferencial da nossa equipe”, afirma Trajano.

Todos os programas voltados para a valorização das pessoas geram oportunidade para uma ampla movimentação de pessoas. Para se ter ideia, mais de 500 pessoas foram promovidas na empresa em 2023.

Atrelada a esta iniciativa, há o plano de desenvolvimento individual, que pode auxiliar na carreira do colaborador. “Por meio deste e de outros projetos, é possível construir uma cultura sólida de aprendizado, inovação e experimentação”, afirma o diretor.

Essas atividades preparam o profissional para assumir mais responsabilidades, ajudando-o a desenvolver as habilidades necessárias para que possa desempenhar efetivamente suas novas funções. Por exemplo, o programa Jornada da Liderança é uma agenda de encontros presenciais e on-line para preparar novos gestores e sucessores nas habilidades comportamentais necessárias para gestão eficaz dos times.

Para estimular o espírito de aprendizado contínuo, a Eldorado Brasil mantém programas como o “Mais Saber”, cujo propósito é oferecer um espaço para troca de conhecimentos, visando uma ampliação de olhares sobre os aspectos profissionais, de cultura e bem-estar. Ou seja, melhoria da performance humana. Outro destaque é o “Eldorado Educa”, plataforma digital com um cardápio de mais de 70 cursos para desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

 

Importância de valores compartilhados

A aderência aos valores organizacionais, atitude de dono, determinação, disciplina, disponibilidade, franqueza, humildade e simplicidade, é reforçada pela companhia cotidianamente. Mas é na Jornada da Cultura que o tema aparece como reforço estratégico.

“É neste momento que reunimos toda a liderança com o objetivo de revisitar nossa visão, missão, direcionamentos, valores, crenças e não-crenças, e nivelar a percepção que nossas pessoas têm em torno dos valores que fazem da Eldorado uma referência para o setor de celulose no mundo”, conta Trajano. “É um encontro inspirador repleto de aprendizado, reflexão e conexões profundas.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Programas de desenvolvimento humano elevam a eficiência empresarial no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.