Cadê a neve? Temperaturas mais altas mudam paisagem do Canadá no Natal

Em todo o Canadá, um gigante país do norte conhecido por seus invernos rigorosos e nevascas tão profundas que podem engolir um carro, as pessoas podem acordar neste Natal com uma pergunta simples: “onde está a neve? Não há muita por aí”.

De Norte a Sul, extensões de terra que deveriam estar brancas de geada estão, em vez disso, verdes e marrons.

“Tenho acompanhado o clima por 55 anos e nunca vi um tipo de inverno como o primeiro dia oficial de inverno, como temos agora”, disse David Phillips, um veterano climatologista do Ministério do Meio Ambiente do governo federal.

“Não parece inverno, não sinto como se fosse inverno, mas ainda assim é inverno. E acho que isso, para mim, é o principal choque”, disse ele por telefone.

Aproximadamente 75% dos canadenses geralmente têm um “Natal branco”, definido oficialmente como dois centímetros de neve no chão, e o número agora está próximo de zero.

Os invernos costumam ser mais rigorosos em províncias sem litoral, como Alberta, onde a neve pode permanecer no chão por cinco meses ou mais. Mas na sexta-feira (22), a temperatura alta na capital Edmonton foi de 7º C, em comparação com -28º C no ano passado.

Mais a leste, na província de Manitoba, o clima ameno está afetando até mesmo a cidade de Winnipeg, que tradicionalmente é tão fria nesta época do ano que os habitantes locais a apelidam de “Winterpeg” (winter, em inglês, é inverno).

“Normalmente, temos acumulações de neve. E está muito suave este ano… quase não há neve”, disse a moradora da cidade, Lynn Stadnyk, por telefone, observando que ainda podia ver grama nos gramados dos vizinhos.

“Pessoalmente, eu gosto disso, porque dá para entrar e sair pela porta sem cinco camadas”, completou.

De certa forma, isso não deveria ser uma surpresa. O ano de 2023 parece ser um dos mais quentes registrados, e o Canadá não teve a chance de esfriar. Outra razão é o fenômeno El Niño, um aquecimento das temperaturas da superfície do oceano no Pacífico leste e central que muitas vezes resulta em temperaturas mais amenas.

Os canadenses costumam perguntar uns aos outros “Frio o suficiente para você?” à medida que as temperaturas mordem, mas isso pode estar saindo de moda.

E a tendência de invernos mais quentes significa que as pessoas provavelmente passarão menos tempo fora se envolvendo em atividades tradicionais como esquiar, andar de trenó ou patinar.

“O que você está vendo agora neste inverno é realmente uma prévia do que será normal em décadas a partir de agora”, disse Phillips, que tem uma ideia de como lidar com o problema.

“Acho que se pudéssemos mudar o Natal para um mês depois, bem, quase garantiríamos um Natal branco em todos os lugares. Mas isso não vai acontecer”, disse ele rindo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cadê a neve? Temperaturas mais altas mudam paisagem do Canadá no Natal no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.