Frio e tempo seco devem marcar semana no DF, diz Inmet

frio-e-tempo-seco-devem-marcar-semana-no-df,-diz-inmet


Baixas temperaturas devem permanecer e se intensificar. Previsão é de que umidade relativa do ar deve cair e ficar entre 30% e 35%. Moradores do DF enfrentam frio em parada de ônibus da Asa Norte, em Brasília
Mateus Vidigal/G1
O frio e o tempo seco devem marcar esta semana no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima, geralmente registrada durante a noite e a madrugada, deve ficar entre 10°C e 12°C, a partir desta segunda-feira (22).
O dia mais frio do ano na capital foi registrado no último sábado (20), quando os termômetros marcaram 9,6°C. A tendência é que não ocorram alterações na temperatura até o inverno, que começa apenas em 21 de junho.
Segundo o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, frio e estiagem são características dessa época do ano. “Além da secura, a gente tem o tempo aberto, com poucas nuvens no céu. Então, os raios de sol chegam na superfície e aquecem o ar. Por isso, temos dias com temperaturas maiores, mas noites e madrugadas frias”, explica.
LEIA TAMBÉM:
CAMPANHAS DE AGASALHOS: veja como ajudar quem precisa no DF
Veja a previsão do tempo completa para o DF
“Para os próximos dias não há previsão de nenhuma massa de ar ou frente fria vindo para o Centro-Oeste. Mas já temos essa característica do inverno. As pessoas já começam a sentir a pele mais seca, o nariz entupido, a garganta arranhando, que são efeitos da seca, que já começa a aparecer com os dias sem chuva”, explica o meteorologista.
De segunda (22) até a próxima sexta-feira (26), a umidade do ar pode chegar aos 30%. “Ainda não são os índices críticos do fim do inverno, em agosto e setembro. Mas já é uma grande queda, comparado aos resultados do último mês”.
A temperatura varia entre 25°C, nas horas mais quentes do dia, e 10°C, durante a madrugada e o início da manhã.
Proteja-se
Agasalhos, chá, café, blusa, frio
Climatempo
Com as baixas temperaturas, é preciso atenção redobrada para evitar acidentes e cuidar melhor da saúde. Por isso, a Defesa Civil deu orientações que podem ser seguidas neste período:
Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
Beba bastante líquidos;
Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias;
Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro. Encontrando alguém em situação de vulnerabilidade, faça a sua parte;
Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.