Joinville tem 661 km de ruas sem pavimentação e depende de verba bilionária para zerar déficit

O município de Joinville, no Norte de Santa Catarina, tem 661 km de vias não pavimentadas, de acordo com dados fornecidos pela prefeitura nesta segunda-feira (15). Motivo de reclamações recorrentes da população, o déficit de pavimentação da malha viária representa um desafio para a cidade.

Rua José Clara de Oliveira é uma das inúmeras vias sem pavimentação em Joinville – Foto: Thiago Bonin/NDTV

Segundo levantamento da prefeitura, seria necessário R$ 1,95 bilhão para resolver o problema nos mais de 600 km que ainda não receberam nenhum tipo de pavimentação. Atualmente, Joinville tem 1,8 mil km de vias pavimentadas com asfalto, paver ou paralelepípedo.

De acordo com estimativa de 2021 da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville, as zonas Sul, Sudeste e Sudoeste somam, juntas, o maior déficit de pavimentação do município, com aproximadamente 375 km de ruas não pavimentadas.

Município depende de recurso bilionário para zerar déficit – Foto: Thiago Bonin/NDTV

As regiões são seguidas pelas zonas Leste e Nordeste, que possuem, respectivamente, 74 e 71 km de vias sem pavimentação. Segundo a prefeitura de Joinville, “o desafio de reduzir as vias sem pavimentação está sendo enfrentado com captação de recursos financeiros por meio de financiamentos e recursos próprios. Também estão sendo adotadas estratégias como o Programa de Pavimentação Comunitária”.

No programa, a prefeitura assume 70% dos custos da pavimentação da via, desde que 100% dos moradores aceitem participar da ação. O município executa a drenagem, reforço de bordo, sub-base e sinalização. Já a empresa contratada por meio de processo público fica responsável pela pavimentação, que pode ser em paver ou asfalto, além dos meios-fios e as bocas de lobo.

Ainda segundo a prefeitura, a pavimentação comunitária pode ser realizada por quadra, desde que 100% dos moradores do trecho adotem o programa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.