PGR denuncia indígena bolsonarista que motivou protestos em Brasília

pgr-denuncia-indigena-bolsonarista-que-motivou-protestos-em-brasilia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o indígena José Acácio Serere Xavante ao Supremo Tribunal Federal (STF) por incitação ao crime equiparada pela provocação da animosidade entre as Forças Armadas e os poderes constitucionais, conforme apurou a CNN.

A denúncia foi apresentada à Corte em 19 de maio. Serere Xavante está preso preventivamente. O caso está em sigilo no STF.

O indígena foi preso temporariamente em 12 de dezembro, na esteira de manifestações contrárias à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na data, foi realizada a diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Manifestantes que estavam acampados do Quartel-General do Exército protestaram contra a prisão do indígena, atacaram e tentaram invadir o prédio da sede da Polícia Federal (PF), na região central de Brasília, e queimaram carros e ônibus nas ruas da capital.

Serere Xavante foi preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes a pedido da PGR. O órgão disse que havia indícios da prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, previstos no Código Penal.

Na época, a PGR disse que ele vinha se utilizando da sua posição de cacique do Povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição de Lula e dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Roberto Barroso.

Agora, na denúncia, a PGR aponta o cometimento de incitação ao crime. O órgão também pede que o indígena seja condenado a pagar indenização por danos morais coletivos. O órgão ainda defende a concessão de liberdade ao investigado, com a revogação da prisão preventiva.

A PGR também argumenta que, após eventual recebimento da denúncia pelo Supremo, o caso seja remetido para a Seção Judiciária do Distrito Federal, uma vez que o indígena não possui foro pro prerrogativa de função no STF.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PGR denuncia indígena bolsonarista que motivou protestos em Brasília no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.