PF faz operação contra tráfico internacional de drogas do Paraguai para Brasil

pf-faz-operacao-contra-trafico-internacional-de-drogas-do-paraguai-para-brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (9), uma operação para prender um grupo responsável por tráfico internacional de drogas do Paraguai para o Brasil, via cidades do Mato Grosso do Sul.

A “Operação Rota 163” é contra suspeitos de usarem rodovias das cidades de Ponta Porã (MS) e Campo Grande (MS) para o crime. Segundo a PF, o primeiro flagrante contra o grupo foi quando os criminosos estavam usando a rota, que corta todo o estado do Mato Grosso do Sul, passa pelo Paraná e vai até o Paraguai.

Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos nesta terça-feira (9), além de um mandado de prisão e sequestro de bens e valores dos investigados, nas cidades de Campo Grande e Ponta Porã.

As investigações se iniciaram em janeiro de 2023, quando duas integrantes do grupo criminoso foram flagradas e presas por transportar aproximadamente 30 kg de pasta-base de cocaína, em um tanque de combustível, oriunda do Paraguai, na BR 163, município de Quatro Pontes (PR). A PF suspeita que a droga do Paraguai entrava no Brasil pela região de Ponta Porã.

A PF apurou que o grupo utilizava uma rede de transportadores, fornecedores e compradores. O grupo distribuía entorpecentes em diversos estados do Brasil, como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Durante as investigações, outros integrantes do grupo foram presos no Brasil e no Uruguai. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão. A PF diz que as investigações continuam a fim de que todos os integrantes do grupo criminoso sejam identificados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PF faz operação contra tráfico internacional de drogas do Paraguai para Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.