CITA realiza exposição artesanal em comemoração aos 23 anos de atuação em Santarém e região

cita-realiza-exposicao-artesanal-em-comemoracao-aos-23-anos-de-atuacao-em-santarem-e-regiao


A programação acontece nesta segunda (22) e terça-feira (23). Um ritual de abertura foi realizado na sede do CITA
Reprodução/TV Tapajós
O Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA) comemora 23 anos de atuação em Santarém, oeste do Pará, e realiza uma exposição de artesanato nesta segunda (22) e terça-feira (23) na sede do conselho, em comemoração. O CITA abrange 14 povos do Baixo Amazonas e atua na preservação da cultura indígena na região.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Um ritual de recepção foi realizado para os indígenas que vieram de outros municípios para participar da programação. A secretária do CITA, Margareth Maytapú, destacou a importância dessa abertura.
“Esse ritual de abertura é um ritual que nós trazemos para incentivar e também fortalecer os nossos espíritos, para que esses dois dias sejam de muito aproveitamento e que sempre em nossos encontros, em nossas atividades, os nossos encantados e a nossa ancestralidade possam estar presentes” explicou.
Durante esses dois dias, serão expostos artesanatos e pinturas derivados da matéria prima natural. Os interessados em visitar a exposição devem ir até a sede do conselho localizada às margens da Fernando Guilhon, na entrada da ocupação do Juá.
“Essa organização CITA, hoje vem aqui resistir mais uma vez, demarcando nosso território, trazendo nosso artesanato, e essa luta ela se dá por conta de que é necessário que nós possamos nos organizar para que junto do
CITA , possamos buscar nossos direitos e interesses” ressaltou o cacique da aldeia Papagaio, Gilson tupinambá.
Durante os dias de programação, atividades culturais serão realizadas pela parte da noite, com apresentação de música e danças tradicionais.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.