Gripe: em 1 semana, Piracicaba vacina 12,4 mil pessoas de fora dos grupos prioritários; coberturas não passam dos 41%

gripe:-em-1-semana,-piracicaba-vacina-12,4-mil-pessoas-de-fora-dos-grupos-prioritarios;-coberturas-nao-passam-dos-41%


Ampliação para todos os moradores a partir dos seis meses de idade ocorreu na última segunda-feira (15). Veja total de doses aplicadas e índice de cobertura em cada grupo. Vacina contra gripe
Secom
Piracicaba (SP) informou ao g1 nesta segunda-feira (22) que vacinou contra a gripe 12.421 pessoas que não pertencem aos grupos prioritários. O número equivale ao total de doses aplicadas nesses moradores desde a última segunda (15), quando a campanha foi ampliada para todos a partir dos seis meses de idade.
Com isso, ao todo, a cidade já aplicou 49.106 doses desde o início da campanha, em 10 de abril, já que outras 36.685 pessoas de sete grupos prioritários foram vacinadas.
Em termos percentuais, os profissionais da saúde, com 41%, são os mais avançados, seguidos pelos idosos (38%) e gestantes (25%). Por outro lado, as crianças não passam dos 25%. A meta para todos os grupos é vacinar 90%. Veja na tabela abaixo:
Vacinação contra gripe em Piracicaba
Onde se vacinar?
A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que a vacinação ocorre, de acordo com a disponibilidade das vacinas, em 68 unidades de saúde da cidade.
Nos Centros de Referência de Atenção Básica (Crabs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a aplicação do imunizante é das 8h às 15h. Já nos Postos de Saúde da Família (PSFs), das 8h às 16h. Até sexta-feira (26), as UBSs Caxambu e Centro atenderão das 17h às 20h.
Baixa procura antecipou ampliação
A liberação da vacina da gripe para o público em geral acontece antes do encerramento da campanha de vacinação, marcado para 31 de maio.
Em anos anteriores, o governo federal adotava a estratégia de estender a imunização para todos ao final da campanha, para dar prioridade para pessoas mais vulneráveis ou mais expostas ao vírus, como idosos, gestantes e professores.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação antecipada atende a um pedido de estados e municípios. Isso porque a procura pelo imunizante está baixa e os estoques, cheios.
Mais de 80 milhões de doses da vacina que protege contra o vírus influenza, causador da gripe, foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados. Mas apenas 21 milhões (26%) foram aplicadas até o momento. A meta é vacinar 90% da população.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.