Pelo menos 40 mortos devido a tempestades de inverno e frio nos Estados Unidos

pelo-menos-40-mortos-devido-a-tempestades-de-inverno-e-frio-nos-estados-unidos

Pelo menos 40 pessoas morreram em tempestades de inverno nos Estados Unidos em nove estados desde o dia 12 de janeiro. Foram registadas mortes em Arkansas, Illinois, Kansas, Mississippi, Nova York, Oregon, Pensilvânia, Tennessee e Wisconsin.

No Tennessee, onde foi relatado o maior número de mortes relacionadas ao clima até agora, um motorista de caminhão baú foi morto na noite de segunda-feira (15) quando perdeu o controle do veículo em uma rodovia de Knoxville e bateu em um trailer, disse a polícia. Quatorze pessoas morreram no Tenessee devido ao mau tempo, disse a agência estadual de gerenciamento de emergências na quarta-feira (17), citando o departamento estadual de saúde.

Cinco pessoas morreram na Pensilvânia quando uma minivan perdeu o controle em uma I-81 coberta de neve, disse o escritório do legista no condado de Lackawanna.

É provável que mais neve se acumule do Centro-Oeste para o Leste na sexta-feira (19). No Sul, alertas climáticos de inverno também estão em vigor em Nashville, Lexington e Charleston, West Virginia, na quinta-feira (18).

A chuva congelante e o vento que atinge o Noroeste do Pacífico cortaram a energia de mais de 85.000 residências e empresas no Oregon na manhã de quarta-feira (17), em meio a temperaturas geladas. Na noite de quarta-feira, os cortes de energia em Oregon caíram para menos de 50.000.

Estradas geladas, quedas de árvores e linhas de energia derrubadas criaram condições perigosas de viagem que provocaram o fechamento de estradas na noite de terça e quarta-feira. Um trecho de quase 80 quilômetros da I-84, do oeste de Portland ao lado leste de Oregon Cascades, foi fechado na noite de terça-feira (16) devido à ameaça de gelo, de acordo com o departamento de transportes do estado. Essa parte permaneceu fechada na noite de quarta-feira devido a condições perigosas e não está claro quando será reaberta, disse o Gabinete do Xerife do Condado de Multnomah.

Alertas de neve com efeito de lago estão em vigor até quinta-feira (18) à noite em Buffalo, onde acúmulos adicionais de neve de 22 a 45 centímetros são possíveis em algumas áreas. A região pode ver de 30 a 90 centímetros de neve localizada e rajadas de vento de até 62 km/h. Mais de 30 centímetros de neve caíram ao sul de Buffalo, em Lackawanna, Nova York, na manhã de quarta-feira (18).

“Viajar pode ser muito difícil ou impossível. Áreas com rajadas de reduzirão significativamente a visibilidade. As condições perigosas afetarão o trajeto matinal”, alertou o serviço meteorológico. “Frio intenso de até 10 graus abaixo de zero pode resultar em hipotermia se não forem tomadas precauções.”

Frio intenso e neve devem retornar

O alívio do frio será de curta duração, com outra massa de ar gelado prevista para chegar ao centro-norte dos EUA na noite de quinta-feira (18). O frio anormal atingirá grande parte do centro e leste dos EUA na tarde de sexta-feira (19) e permanecerá durante a maior parte do fim de semana.

A sensação térmica no centro dos EUA voltará a níveis perigosos na sexta-feira, aumentando o risco de congelamento e hipotermia.

Outra rodada de neve se espalhará por partes do Centro-Oeste e do Leste na sexta-feira, à medida que duas massas de energia atmosférica – um dos quais pode ser rastreado até a tempestade Noroeste – colidem. A neve começará já na noite de quinta-feira (18) em Chicago e, na manhã de sexta-feira, o acúmulo de neve se estenderá até o interior do Nordeste e os Apalaches centrais.

Cidades no meio do Atlântico e no Nordeste que acabaram de encerrar secas de neve recordes causadas por uma tempestade no início da semana, incluindo Washington, DC, Nova York e Filadélfia, terão mais uma vez a chance de neve leve a moderada.

É provável que haja cerca de 2,5 a 7 centímetros de neve do meio-oeste ao leste, mas algumas partes dos Apalaches podem ter totais próximos a 15 centímetros quando a neve terminar na noite de sexta-feira.

Apesar da baixa quantidade de neve, a combinação de neve e ventos fortes pode tornar viagens complicadas. Cancelamentos e atrasos adicionais também são possíveis, especialmente depois de escolas e repartições governamentais terem sido fechadas pela tempestade de impacto semelhante no início da semana.

Golpe duplo de gelo e neve no noroeste

Tempestades consecutivas estão causando um “golpe 1-2” mortal no noroeste, com chuva congelante e gelo em Oregon e Washington e neve pesada no interior da região até o final da semana, disse o serviço meteorológico.

Pelo menos sete pessoas morreram na área de Portland, Oregon, desde sexta-feira (11) devido ao inverno rigoroso. Quatro mortes por hipotermia estão sendo investigadas no condado de Multnomah, que inclui a cidade de Portland, disseram autoridades do condado à CNN.

Milhões de pessoas na região estavam sob alerta de tempestade de gelo na manhã de quarta-feira (17), incluindo Portland, duramente atingida, depois que uma nova tempestade atingiu a costa na noite de terça-feira (16). Como a ameaça climática severa persiste, as Escolas Públicas de Portland planejam fechar pelo terceiro dia, anunciou o distrito.

O gelo e o vento combinaram-se para derrubar árvores na área de Portland com efeitos mortais. Uma árvore caiu sobre um homem idoso que dormia no segundo andar de sua casa, matando-o, no Lago Oswego, Oregon, disse o bombeiro Gert Zoutendijk à CNN.

“Não tenho palavras suficientes para descrever como era”, disse o chefe de polícia do Lago Oswego, George Burke, durante uma reunião de emergência do conselho municipal na terça-feira (16).

Os avisos de tempestade de inverno também se estendem às Cascatas e ao norte das Montanhas Rochosas. Até 90 centímetros de neve podem cair sobre as Cascades até a tarde de quinta-feira e até 60 centímetros são possíveis em áreas de maior altitude nas partes norte de Washington, Idaho e Montana na quinta-feira.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pelo menos 40 mortos devido a tempestades de inverno e frio nos Estados Unidos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.