Netanyahu diz que ideia de soberania palestina conflita com segurança de Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (18) que a ideia de criar um Estado palestino entraria em conflito com a segurança de Israel.

“Em qualquer acordo futuro… Israel precisa do controle de segurança de todo o território a oeste da Jordânia. Isto entra em conflito com a ideia de soberania (palestina). O que você pode fazer?”, disse o prêmie.

A declaração aconteceu em uma entrevista coletiva em Tel Aviv, após ser questionado sobre relatos de que teria dito a autoridades americanas que se opunha à ideia da soberania palestina.

Leia Mais:

Conflito regional pode levar Oriente Médio de volta à “idade da pedra”, diz princesa saudita

Apagão de comunicação em Gaza chega a uma semana, período mais longo da guerra

Entenda por que Irã e Paquistão estão trocando ataques e o que isso tem a ver com o Oriente Médio

Muitos países, incluindo os Estados Unidos, pediram a criação de um Estado palestino.

“Este conflito não é sobre a ausência de um Estado (palestino), mas sobre a existência de um Estado, o Estado judeu”, afirmou Netanyahu.

O primeiro-ministro destacou na coletiva que os políticos israelenses que pedem sua demissão estão essencialmente pedindo a criação de um Estado palestino.

“Aqueles que falam sobre o dia seguinte a Netanyahu estão, na verdade, falando sobre o estabelecimento de um Estado palestino”, alegou.

“Um primeiro-ministro israelense precisa de ser ‘capaz de dizer não aos nossos amigos’”, acrescentou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Netanyahu diz que ideia de soberania palestina conflita com segurança de Israel no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.