Desemprego de jovens bate recorde na China

desemprego-de-jovens-bate-recorde-na-china

Os milhões de formados chineses que devem entrar no mercado de trabalho no mês que vem estão se preparando para uma situação difícil: apesar da recuperação econômica, os jovens estão sem emprego.

  • Em abril, o índice de desemprego entre as pessoas de 16 a 24 anos chegou a 20% — nível mais alto já registrado no país.

Muito acima da taxa pré-pandêmica, de 13%, o aumento foi ainda mais surpreendente se comparado ao desemprego geral urbano, que caiu para 5% em abril, em comparação com 6% no mês anterior.

O que está acontecendo?

Com uma crescente base de jovens educados, a China não está criando uma quantidade suficiente de empregos de alto salário e alta qualificação que eles procuram.

Assim, com expectativas mais elevadas do que as gerações anteriores, em vez de aceitarem vagas com salários mais baixos, os jovens chineses estão preferindo esperar por mais oportunidades.

Tem solução? Para enfrentar o problema, o governo está exigindo que as empresas estatais contratem mais graduados, além de incentivar os jovens a realizarem trabalhos braçais ou se mudarem para o interior.

No entanto, os recém-formados parecem desinteressados nas ofertas e o mercado deve ficar ainda mais apertado: neste verão, espera-se um recorde de quase 12 milhões de universitários pegando diploma no país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.