Suécia quer ingressar na Otan até julho, diz chanceler

suecia-quer-ingressar-na-otan-ate-julho,-diz-chanceler

A Suécia ainda espera ser membro da Otan até a cúpula da aliança em Vilnius em julho, disse o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, nesta sexta-feira (26).

“Devemos poder ser membros antes disso e é a ambição do governo que assim seja”, disse ele em entrevista coletiva. A adesão à Otan até agora foi impedida por objeções da Turquia e da Hungria, com Budapeste citando queixas sobre as críticas suecas ao histórico do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, sobre a democracia e o estado de direito.

Na terça-feira (23), Orbán esteve no Fórum Econômico do Catar e afirmou que as relações do seu país com a Suécia precisam melhorar antes que a candidatura do país nórdico à Otan seja aprovada, disse

Ainda não há data para que o Parlamento húngaro vote a candidatura sueca para admissão, que precisa ser ratificada por todos os 30 membros existentes. Assim como a Suécia, a Finlândia pediu para ingressar na aliança militar no ano passado, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Os finlandeses foram aceitos rapidamente.

(Publicado por Fábio Mendes, com informações da Reuters)

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Suécia quer ingressar na Otan até julho, diz chanceler no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.