Justiça converte em preventiva a prisão de homem que levou sermão da avó ao ser preso em perseguição policial no Rio

justica-converte-em-preventiva-a-prisao-de-homem-que-levou-sermao-da-avo-ao-ser-preso-em-perseguicao-policial-no-rio

Suspeito se jogou para fugir da polícia, mas acabou preso, e está internado no Hospital Souza Aguiar. O comparsa dele fugiu por mais alguns quilômetros de moto, mas não resistiu e morreu. ‘Sai dessa vida, meu filho’, diz avó após prisão de suspeito que se jogou em canal
A Justiça do Rio converteu a prisão em flagrante de Jonathan de Oliveira, de 26 anos, para preventiva na quinta-feira (25). Ele é o homem que foi preso após perseguição policial e se jogar em um canal na Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio, para tentar escapar da prisão.
“Trata-se de crime grave, em que o custodiado foi preso em posse de um veículo roubado, logo após tentar contra a vida de policiais militares em perseguição com disparos”, escreveu a magistrada no início da decisão.
“Destaque-se ainda que o custodiado já ostenta condenações, conforme consta em sua folha de antecedentes, se encontrando, inclusive, em cumprimento de pena, mas volta a ser preso em flagrante pela prática de novo crime. Nesse sentido, sua reincidência não apenas impede a concessão da liberdade provisória, como torna necessária a custódia cautelar para evitar a reiteração delitiva. Por esses fundamentos, converto a prisão em flagrante em preventiva”, determinou a juíza Daniele Lima Pires .
Após a prisão, Jonathan foi levado para o Hospital Souza Aguiar, onde seguia internado sob custódia.
Sermão da avó
Além da prisão quase cinematógrafica, por causa da cena de perseguição por entre carros, a presença da avó de Jonathan no local chamou atenção. Ela fez um discurso duro e emocionado clamando para o neto deixar a vida do crime (Veja no vídeo acima).
“Sai dessa vida Jhonatan, você tem uma criança de três anos linda pra você criar. Você tem mãe, você tem pai e você tem eu, eu sou sua avó e eu não aceito isso. Pelo amor de Deus, vai pra cadeia, vai pagar o que você deve, Jhonatan, e sai dessa vida”, dizia a avó, gritando.
Policiais se afastaram e deixaram a mulher falar com neto, deitado no chão e já algemado.
“Você tem 26 anos, você tem o mundo todo pela frente. Olha só, está igual um bicho, parece um porco jogado aqui, isso não é vida. Eu te amo filho, eu te amo, mas isso não é certo, filho”, disse em momento terno.
Suspeito em fuga se joga no canal da Avenida Francisco Bicalho e acaba preso
Perseguição e morte
Policiais militares e civis participaram da ação. Uma equipe do Batalhão de Choque que fazia a segurança da Casa da Moeda, no entorno da Uruguaiana, viu dois homens de moto em atitude suspeita na Avenida Presidente Vargas e foi atrás deles.
Quando os bandidos perceberam a presença dos agentes, começaram a atirar. Os PMs revidaram e os perseguiram até a Avenida Francisco Bicalho, na pista sentido Ponte Rio-Niterói.
Os suspeitos, ainda na moto, pegaram uma ponte de pedestres e atravessaram o canal. Na altura da Estação Leopoldina, o homem que estava na garupa desceu da moto e correu até mergulhar no mangue.
Policiais civis que investigavam assaltos na região perceberam a movimentação e ajudaram no cerco. Segundo os agentes, o suspeito que pulou no esgoto estava armado. A arma, contudo, se perdeu no canal.
Um dos agentes chegou a puxar o homem pelo cabelo até a beira do mangue.
Já o comparsa, que pilotava a moto chegou até a Radial Oeste, quilômetros adiante, mas foi baleado e não resistiu.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.