TRE-RN retotaliza votos e dois novos vereadores são diplomados em Mossoró

Tony Cabelos (PP) e Ozaniel Mesquita (União) foram oficializados nesta sexta (26) como vereadores do município após cassação de mandatos de parlamentares do PSC por fraude na cota de gênero. Mossoró tem dois novos vereadores
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 34ª Região do Rio Grande do Norte retotalizou os votos das eleições municipais de Mossoró de 2020 e diplomou nesta sexta-feira (26) dois novos vereadores para a cidade.
Foram oficializadas as candidaturas de Tony Cabelos (PP) e Ozaniel Mesquita (União Brasil). Primeiros suplentes, eles entram nas vagas de Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira, ambos do PSC, que tiveram as candidaturas cassadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude na cota de gênero.
Tony Cabelos foi um dos vereadores eleitos em Mossoró após retotalização de votos
Reprodução/Inter TV Cabugi
Os dois foram diplomados pela juíza Welma Menezes. A Câmara Municipal de Mossoró deve realizar a cerimônia de posse dos dois novos parlamentares nos próximos dias. Ao todo, o município tem 23 vereadores.
“Vamos todos trabalhar juntos pra colocar Mossoró sempre no trilho do desenvolvimento”, disse Ozaniel Mesquista após a diplomação.
“Infelizmente a gente perdeu esse tempo todo, poderia estar trabalhando cada vez mais pela população mossoroense, mas a gente tem um ano e pouco pra trabalhar cada vez mais pela população”, falou Tony Cabelos.
Para cassar os outros dois mandatos, o ministro do TSE Carlos Horbach apontou “indícios claros de fraude”, o que resultou na anulação de toda a chapa integrada por Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira.
Segundo o TSE, oito mulheres que concorreram pelo PSC tiveram candidaturas fictícias apenas para cumprir a cota de gênero. Lamarque corre ainda o risco de ficar inelegível.
No dia 16 de maio, Mossoró passou por outra mudança na Câmara Municipal. Isso porque, dias antes, no dia 9, o TSE anulou – também por unanimidade – todos os votos recebidos pelo PSDB na eleições de 2020 também por fraude na cota de gênero e cassou o mandato de Larissa Rosado. Com a decisão, houve uma retotalização de votos e Marrom Lanches assumiu a vaga.
Vídeos mais assistidos do g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.