Presidentes sul-americanos assinam ‘Consenso de Brasília’

presidentes-sul-americanos-assinam-‘consenso-de-brasilia’

(ANSA) – BRASÍLIA, 31 MAG – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros 10 governantes sul-americanos assinaram o Consenso de Brasília após a cúpula realizada na última terça-feira (30), em Brasília.   

O documento não incluiu a recriação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), proposta defendida por Lula e que foi rejeitada pelo mandatário uruguaio, Luis Lacalle Pou.   

Os presidentes “endossaram a visão de que a América do Sul constitui uma região de paz e cooperação, baseada no diálogo e no respeito à diversidade de nossos povos, comprometida com a democracia e os direitos humanos”.   

O “Consenso de Brasília” foi assinado após duas reuniões na sede do Ministério das Relações Exteriores, onde foram analisadas diversas questões regionais e globais, como o impacto da guerra na Ucrânia e a possibilidade de impulsionar o comércio em moedas locais.   

No manifesto, os governantes se comprometem com o “desenvolvimento sustentável e a justiça social, o Estado de direito e a estabilidade institucional, a defesa da soberania e a não interferência em assuntos internos”. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.