Apaixonada por papelaria desde a infância, médica de Indaiatuba (SP) tem o planejamento no papel como seu grande aliado. Através de um perfil no Instagram, ela compartilha suas experiências e inspirações nos planners
Organização, planejamento e itens de papelaria sempre fizeram parte da rotina da médica Jaqueline Iara Doneda, de 30 anos. Moradora de Indaiatuba, em São Paulo, Jaque — como é conhecida entre os amigos — sempre foi encantada por esse universo. Na infância, investia em materiais escolares e, como muitas meninas no período escolar, gostava de ter canetas coloridas, cadernos com adesivos e agendas bonitas. No colégio, era o exemplo de ordenação. “Eu era a pessoa que tinha todos os trabalhos e provas anotadas na agenda e meus colegas de sala vinham me perguntar sobre os cronogramas das matérias”, recorda.
Esse perfil de pessoa disciplinada, focada em organização, se manteve durante o ensino médio, cursinho pré-vestibular e universidade. Com ela estavam sempre os bons aliados: o papel e a caneta. “Na faculdade, fui representante de sala e organizava todos os cronogramas de trabalhos e provas para que não coincidissem umas com as outras, e coordenava as votações para alterações nesses cronogramas. Sempre tudo muito bem anotado no papel, em minhas agendas”, relata.
Em sua rotina, o universo do papel está presente em diversas áreas. Jaque conta que a junção da vontade de manter as tarefas organizadas ao prazer de utilizar os itens de papelaria fez com que o seu planejamento se tornasse mais eficaz. “Sempre gostei de saber que tinha ‘tudo sob controle’, sabe? O planejamento é algo que eu gosto de fazer. Isso reflete tanto em minha organização da casa e família quanto da minha profissão”, explica.
Entre as ferramentas de organização, os planners são os preferidos da médica. Hoje, ela possui três modelos, que organizam diferentes áreas de sua rotina: um financeiro, um para planejamento de conteúdo de redes sociais e outro para organização pessoal. “Não pretendo usar mais que isso, porque acredito que eu me perderia no planejamento, se fragmentasse as tarefas tanto assim. Atualmente, estou usando planners argolados, que dão uma liberdade incrível para que eu deixe do meu jeitinho. Eu amo muito!”, afirma. Além de planejar no papel, ela utiliza o celular, principalmente para organizar os dias de trabalho.
Jaque já foi usuária de agenda, mas, desde 2018, é adepta ao planner. Para ela, a praticidade do produto, que já vem com um layout semanal estipulado, é um dos grandes diferenciais. “Ele me dá uma visão mais global da semana, facilitando meu planejamento. Já tentei usar o método bullet journal como planejamento, mas não funcionou para mim. Não ter uma página já pronta, às vezes, me fazia postergar o planejamento e eu acabava passando mais de uma semana sem anotar tarefa alguma”, comenta.



Compartilhar para inspirar
No ano passado, Jaque criou um perfil no Instagram (@plannerdajaque) para compartilhar suas produções e o amor por papelaria com outras pessoas que também se identificam com esse universo. Uma vontade antiga que se tornou realidade também como uma forma de aliviar a mente. “Em agosto de 2021, ia completar quase um ano que eu estava em casa praticamente 24h por dia cuidando do meu filho, que nasceu em setembro de 2020. Eu estava realmente precisando de algo que distraísse a minha cabeça da rotina exaustiva da maternidade. E foi a melhor coisa que fiz! Eu conheci muita gente incrível”, afirma.
No início, o espaço era considerado como hobby, mas Jaque já tinha a intenção de torná-lo como algo profissional. “Tudo que eu fiz, desde o começo, foi pensando que um dia eu usaria aquela mídia como profissão. Hoje, já considero a página como minha profissão que, ainda bem, também é um dos grandes prazeres do meu dia a dia”, diz.
Para a médica, uma das melhores coisas que o perfil proporcionou é o compartilhamento do amor por papelaria com pessoas que são tão apaixonadas por esse segmento quanto ela. “Pessoas que não vão me julgar achando que ‘isso é coisa de criança’, o que é muito comum de ouvirmos, né? É incrível poder ‘surtar’ com outras pessoas, conversar sobre lançamentos de grandes marcas de papelaria e o quanto estamos desejando determinados itens. Mais que isso: é incrível saber que os meus gostos e as coisas que eu faço com os itens de papelaria inspiram“, destaca.
A escolha do usuário do perfil foi baseada em uma das coisas que ela mais gosta de fazer: planejar. “Quis escolher um nome fácil de memorizar, que lembrasse o que eu faço e quem sou eu”, esclarece. Em sua página, Jaque compartilha seus planners, métodos de utilização e decoração, além de outros produtos do ramo de papelaria.



Papelaria x bem-estar
Estar rodeada por esses itens de papelaria, para Jaque, é um dos simples prazeres da rotina. Em sua casa, a médica possui um escritório em conjunto com seu marido. Na mesa, ela guarda os potes com canetas, estojos e os planners. Nas prateleiras ficam as gavetas de acrílico com washi tapes e capas para planners que não estão em uso. Itens como clipes, blocos de notas e pastas com recortes ficam armazenados em gavetas. “Sinto uma sensação de bem-estar muito grande quando sento no meu cantinho no escritório e olho para as minhas coisas. E posso usá-las, seja para um momento de planejamento ou para quando exerço minha criatividade em colagens, por exemplo”, comenta.
Para ela, todos esses materiais fazem parte de um grande acervo. Mas, entre eles, dois itens são considerados como colecionáveis e favoritos: as capas para planners e as washi tapes. Jaque conta com 18 capas e cerca de 400 fitas decorativas.
“Mas gosto muito também de adesivos e papéis decorados para usar em colagens. Eu tento sempre associar o planejamento a algo que me dê mais prazer ainda. E, no meu caso, é a decoração da página, a colagem que faço ali. Isso me estimula a usar mais ainda o planner e fazer com que esse método de organização seja eficaz para mim”, destaca.
Para quem está começando a utilizar as ferramentas de planejamento com papel, a médica sugere que não tenha receio de experimentar os diferentes métodos. “A segunda dica, e mais importante, é tentar não copiar o que a gente vê nas redes sociais. Muitas vezes o que funciona para uma pessoa não vai funcionar para você. Então, use apenas como inspiração, adapte à sua rotina e coloque um toque da sua personalidade naquele tipo de planejamento, seja em bullet journal, planner ou agenda comum”, finaliza.
O post A paixão da médica Jaqueline Iara por papelaria apareceu primeiro em Revista da Papelaria.