Para aliviar ‘bomba’, professor recorta mais de 200 memes e entrega junto com provas corrigidas em MS

Everton Gama usou os memes que “bombam” na internet para aliviar a ansiedade dos alunos e incentivar estudos. Professor de Geografia recortou mais de 200 figurinhas para fazer surpresa para alunos.
Arquivo Pessoal
O professor de Geografia, Everton Gama, encontrou um jeito descontraído para aliviar a tensão dos alunos no dia da entrega das provas, em uma escola pública de Campo Grande (MS). Ele recortou 250 figurinhas de “memes” da internet e grampeou na frente de cada nota dos exames.
Todo o trabalho foi feito com ajuda de outra amiga professora e Everton explica que, a brincadeira, foi o jeito que encontrou para aproximar os alunos e tornar o processo de aprendizagem mais leve.
“Eu acredito que nós [professores] temos que tornar o ambiente educacional mais descontraído. O professor precisa estar por dentro da linguagem dos alunos”, relatou.
O professor também deixa claro que a descontração não isenta os alunos da nota baixa, e quem levou “bomba” precisa rever os conteúdos. Mas o que era para ser apenas um momento divertido, acabou incentivando os alunos a estudarem mais para as avaliações.
“Meus alunos adoraram! Quando eu postei nas redes sociais os memes nas provas, antes de entregá-las, recebi várias mensagens deles. Eles ficaram bem ansiosos para saberem sobre as notas e também qual meme estaria colocado na prova de cada um deles. Ficam querendo tirar nota alta para o meme ser mais engraçadinho”, comemorou Everton.
As pontuações abaixo de 6, a média da escola, ficaram com as carinhas da Gretchen chorando ou da Karol Conká revoltada. A Carminha, personagem da novela Avenida Brasil, também aparece com os “cabelos em pé” diante da nota 4,3 de um dos alunos.
Carminha, vilã de Avenida Brasil, ilustrou nota 4,3.
Arquivo Pessoal
Já as notas mais altas levam os memes dos personagens que os internautas usam para ilustrar alegria e ostentação.
A inspiração de Everton foi um vídeo que viu na internet, de um outro professor que também usou os memes para ilustrar as notas dos alunos. Mas a criatividade do profissional não é recente.
No no passado, ele surpreendeu os adolescentes de outra escola com as ilustrações do personagem “Bentô” nas provas.
Agora, ele garante que vai continuar buscando formas lúdicas de ensinar os estudantes. Para Everton, a boa convivência em sala de aula é um exercício mútuo de aprendizado.
“Eles adoram essas inovações dentro de sala de aula e eu adoro ter os meus alunos por perto. Eu também aprendo com eles, pois a escola é isso, uma troca de conhecimentos”, conclui.
Elogios que o professor recebeu pelas redes sociais.
Arquivo Pessoal
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.