8/1: ex-comandante da PMDF diz que estratégia de golpistas

8/1:-ex-comandante-da-pmdf-diz-que-estrategia-de-golpistas

O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues declarou que “a estratégia dos criminosos” no dia dos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023 foi “mais eficaz” do que a da corporação.

Casimiro é ex-comandante do 1º Comando de Policiamento Regional (1º CPR) da PMDF e fez a afirmação durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, nesta segunda-feira (5/6), na Câmara Legislativa (CLDF).

“A estratégia dos criminosos, infelizmente, foi mais eficaz que a nossa. Eles agiram de uma forma que passou por cima da nossa estratégia. A gente foi lá, resgatou os prédios. Eu fui ferido, quase morri naquilo ali. Dediquei minha vida àquilo. Às 18h, os prédios tinham sido resgatados. Só faltava a frente do Congresso”, afirmou Marcelo Casimiro.

Acompanhe ao vivo:

O nome do coronel consta no processo do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga suposta omissão de autoridades durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Argumentando que não estava na função de comandante naquela data, ele alegou ainda que as manifestações bolsonaristas eram passadas “como um evento tranquilo”, antes da tentativa de golpe.

“O centro da questão é que não se tinha uma análise de risco. E não foram tomadas boas decisões. Pelas informações que a gente tinha, foram tomadas as ações corretas. Não consigo avaliar omissão”, acrescentou.

Casimiro também foi indiciado em inquérito na corregedoria da PMDF que investiga os atos antidemocráticos. Ele se defendeu e criticou a forma de condução das apurações.

“Foi uma situação muito chata para mim. Não sei como o coronel encarregado chegou a essa conclusão. Na minha visão, com todo o respeito, as investigações não foram feitas de forma aprofundada. Deveriam colher mais depoimentos, mais provas”, argumentou Casimiro, durante a CPI.

Outro ponto questionado pelos deputados distritais foi a abertura da Esplanada dos Ministérios para a população de pedestres no sábado anterior aos atentados. “Abrir a Esplanada foi um ajuste feito em reunião pelo Paulo José [então chefe interino do Departamento de Operações (DOP) da PMDF]. Parece que aconteceu uma reunião no sábado, que eu não participei. Quem mandou [abrir a área] foi ele [Paulo José], para manifestantes. Foi a ordem que eu recebi.”

Em postagem nas redes sociais na data em que Jair Bolsonaro foi eleito presidente, em outubro de 2018, Casimiro escreveu que o país estava iniciando uma transformação. “Não elegemos um salvador que vai resolver todos os problemas do Brasil, mas, sim, o início de uma grande transformação.”

The post 8/1: ex-comandante da PMDF diz que estratégia de golpistas first appeared on Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.