É #FAKE vídeo que mostra homem de moto tentando raptar criança; trata-se de uma encenação

e-#fake-video-que-mostra-homem-de-moto-tentando-raptar-crianca;-trata-se-de-uma-encenacao


Imagens foram publicadas em uma página que se identifica como criadora de conteúdo e que apresenta vídeos similares. Circula nas redes sociais um vídeo —supostamente gravado por câmera de segurança— que mostra o momento em que uma mulher salva uma criança pequena de um sequestro praticado por um motociclista. É #FAKE.
Selo fake
G1
O vídeo gravado à noite mostra três crianças brincando na rua e uma motocicleta estacionada a poucos metros de distância. O condutor da moto conversa com a uma criança maior até que uma criança pequena é atraída para perto do veículo. O motociclista chega e pegá-la no colo, mas uma mulher se aproxima e resgata a criança, enquanto o homem foge.
Não é verdade que as imagens mostradas sejam reais. Busca reversa das imagens leva a uma página no Facebook que se identifica como criadora de conteúdo. O vídeo é uma encenação, assim como outros vídeos publicados na mesma página que buscam supostamente alertar para situações de risco envolvendo crianças, entre outros conteúdos apelativos.
Embora a página se identifique como criadora de conteúdo, os vídeos não tem avisos que deixem claro que as imagens são de uma dramatização. Publicado em 1º de abril, o vídeo tem mais de 251 mil visualizações. A legenda no vídeo original diz: “Não perca seus filhos de vista, homem de moto tenta r4ptar uma criança que jogava bola na rua…” Outros vídeos na mesma página têm legendas como: “O descuido que quase cust0u a v1d4 de uma criança…” ou “ela negligenciou a criança, piscina e criança nunca vai dar certo…”.
Outros vídeos na mesma página têm no alto da tela a mesma identificação de câmera que aparece no vídeo viral: “DC_STUBAI_ZOO_CAM”
O vídeo original sobre a suposta tentativa de sequestro tem mais de 4 minutos de duração e é narrado por uma voz feminina, que diz: ”
“Minha vizinha cedeu essas imagens da câmera de segurança da rua da casa dela. Gente, era uma noite tranquila. E como todos os dias essas crianças elas brincam na rua. É normal criança brincar na rua. Quem nunca brincou né? Ainda mais nesse horário que a tá a rua tá menos movimentada. Então essas crianças estavam brincando na rua. O grande erro dessas imagens é que as crianças estavam brincando na rua sem supervisão de um adulto. De repente chega um outro menino ali com a bola e eles vão jogar bola na rua de casa. É bem estilo criança de antigamente, né, pessoal, que se juntava todo mundo para brincar na rua, jogar bola, brincar de pega-pega. E essas crianças estavam fazendo isso aí nesse dia. Como vocês podem ver arrumar aparentemente tá muito tranquila. Até que surge esse motoqueiro. Ele passa bem devagarzinho ali olhando para as crianças. Ó, parece que ele tava cuidando alguma coisa, mas até aí tudo bem. Ele passou e foi embora. As crianças não se intimidam aí com a moto passando. Eles continuam brincando de bola aí na rua da casa. Até que nesse exato momento acontece desse mesmo motoqueiro voltar. E ele para a moto embaixo aí de uma parte aonde não tem iluminação e ele ficou olhando para as crianças. Reparem que esse motoqueiro já havia passado em frente à casa antes e ele chamou. E as crianças, na maior inocência, foram. Até que o menino mais velho brigou com os outros dois e fez voltar para trás. Ele foi lá cumprimentou a pessoa de moto. Até aí tudo bem, parece que tava tudo normal. Ele continuou lá conversando, e o cara da moto começa a mostrar para as outras crianças. Então, o menino que tava lá veio pra continuar brincando de bola e o cara chamou a criança pequena. E, olha só gente, como as crianças não pensaram no perigo que poderia estar acontecendo. Nisso, o cara da moto tenta raptar o menino menor. Até que a mãe sai correndo e o salva e livra o menino de um sequestro, só que ela ficou tão apavorada que ela não sabia se ela cuidava do menino ou se ela corria atrás do cara de moto e o cara deu fuga aí sumiu e a mãe não conseguiu nem anotar a placa da moto.”
O video viral que circula no Twitter é uma versão mais curta do original. Tem 51 segundos de duração. É narrado por uma voz masculina e alcança mais de 2,5 milhões de visualizações.
O Fato ou Fake já checou outras mensagens virais envolvendo dramatização do sequestro de crianças. Veja:
É #FAKE que vídeo mostre tentativa de sequestro de duas meninas enquanto brincam no quintal de casa
É #FAKE que vídeo mostre câmera de segurança flagrando tentativa de sequestro de criança no Brasil
É #FAKE que vídeo em que homem de moto tenta raptar criança mostre cenas reais
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Initial plugin text
Adicionar aos favoritos o Link permanente.