Câmeras tagarelas: equipamentos flagram motoristas e avisam sobre infrações de trânsito na hora em que acontecem no ES

Por enquanto, as 90 câmeras espalhadas pela cidade da Serra, na Grande Vitória, fiscalizam e avisam se motoristas estão usando cinto de segurança, mexendo no celular ou fazendo conversões irregulares, por exemplo. Após fase de teste, elas vão passar a multar os condutores. Câmeras tagarelas flagram infrações de trânsito e motorista sabe na hora que foi multado
Além de servir para a segurança, câmeras de videomonitoramento na Serra, na Grande Vitória, estão fiscalizando infrações cometidas por motoristas. As 90 câmeras espalhadas pela cidade “falam”, deletam as infrações na mesma hora em que acontecem e ficam o tempo todo de olho nos motoristas que não respeitam as normas de trânsito.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As câmeras ainda estão em fase de teste, mas conseguem captar se os motoristas estão usando o cinto de segurança ou mexendo no celular, por exemplo.
“As câmeras flagram conversões irregulares, o uso do celular, o não uso do cinto de segurança, por exemplo, entre outras várias infrações de trânsito, como de estacionamento no ponto de ônibus, na faixa de pedestres. É uma gama de infrações de trânsito que ele precisa entender. O condutor é habilitado e tem que entender que em uma situação irregular ele poderá ser fiscalizado pela central de videomonitoramento”, explicou o diretor do Departamento de Operações de Trânsito, Fábio Alves.
Os agentes conseguem ver em tempo real como está o fluxo do trânsito na cidade, se tem acidentes e também se os motoristas estão cometendo as infrações.
Central de videomonitoramento na Serra
Reprodução/TV Gazeta
Até o dia 25 de junho, o projeto seguirá em fase de testes, mas a partir do dia 26, o motorista que cometer a infração vai começar a ser multado. Por enquanto, as câmeras estão “falando” apenas sobre as infrações, alertando os condutores.
Entre para a comunidade do g1 ES no WhatsApp e receba nossas notícias
Para poder avisar sobre as infrações, o sistema também permite interação do agente com o motorista. Uma mensagem sai de um alto-falante posicionado ao lado das câmeras com algumas mensagens, como: Esse local está sendo fiscalizado pelo Departamento de Trânsito da Serra”.
Com a mensagem, o motorista acaba saindo do local irregular.
Câmeras tem alto-falante para passar mensagens para os motoristas
Reprodução/TV Gazeta
Em outra situação flagrada pelas câmeras tagarelas, dois motoristas estacionaram em um ponto de ônibus. Uma mensagem é passada pelo alto-falante: “Atenção, retire os seus veículos do ponto de ônibus” . Logo depois de ouvirem a mensagem, os dois motoristas também saem do local.
O projeto só foi possível depois de uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito que ampliou a atuação dos agentes por meio do videomonitoramento.
Os guardas vão continuar atuando nas ruas, mas o diretor disse que o foco com essa nova ferramenta é reduzir os acidentes e mortes no trânsito.
“Tanto na vertente da engenharia de trânsito, na vertente da educação e na vertente da operação e fiscalização. Então, nós precisamos unir essas forças pra que a gente possa reduzir esses números de acidente e reduzir os números de óbitos”, disse o diretor.
Painel em que os agentes da guarda conseguem acompanhar o trânsito na Serra
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.