‘Prevenção de mais de 20 doenças’: Dia Nacional da Imunização é nesta sexta-feira

‘prevencao-de-mais-de-20-doencas’:-dia-nacional-da-imunizacao-e-nesta-sexta-feira

O Dia Nacional da Imunização começa nesta sexta-feira (9) em todo o país. E em Santa Catarina, o governo do Estado também vai seguir o calendário nacional de imunização.

Imunização com vacinas acontece para todos os públicos

Sexta-feira tem ação de vacinação em todo país – Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil/ND

Segundo a Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) a data é uma oportunidade para atualizar o calendário vacinal de bebês, crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos.

A proteção começa na primeira infância com doses que são aplicadas logo no nascimento, como a da vacina BCG, que previne contra formas graves da tuberculose, e a da hepatite B. A vacinação se estende durante toda a vida, de acordo com faixa etária de cada indivíduo. No total, são disponibilizadas na rotina, de forma gratuita, 19 vacinas, sem contar as vacinas de Campanha, como a da gripe e a da Covid-19.

Segundo dados do SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, o último ano em que o estado de Santa Catarina alcançou a cobertura vacinal para todos os imunizantes recomendados para crianças menores de um ano e um ano foi em 2015.

Depois dessa data, o percentual de vacinação começou a registrar queda. No ano de 2022, nenhum imunizante atingiu a cobertura desejada de 90% para as vacinas BCG e Rotavírus e de 95% para as demais vacinas. Os dados de 2023 são preliminares.

Confira a cobertura vacinal em Santa Catarina:

Dados da vacinação em Santa Catarina – Foto: Reprodução/Ministério da Saúde/ND

Vacina contra a gripe

A diminuição das coberturas vacinais, segundo a DIVE, também é notada nas Campanhas de Vacinação. A adesão à Campanha de Vacinação contra a gripe deste ano está bem abaixo do esperado. A Campanha começou no dia 10 de abril, com encerramento previsto para o dia 31 de maio, mas precisou ser prorrogada até o dia 30 de junho, devido à baixa procura pelas doses.

Até o momento, de acordo com dados do Painel de Vacinação do Ministério da Saúde, apenas 46% da população dos grupos prioritários, que são aquelas pessoas mais vulneráveis à doença, tomaram a dose. No ano passado, a cobertura vacinal geral alcançada foi de 63%, longe da meta de vacinação de 90%.

Em 2023, segundo dados do Boletim Epidemiológico da Influenza, foram confirmadas 28 mortes por gripe no estado. A maior parte em idosos com 60 anos ou mais, cinco crianças também morreram pela doença. Das 28 mortes, 24 apresentavam pelo menos uma comorbidade/fator de risco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.