‘Lembrei da pandemia ao sair na rua e ver todos de máscara’, diz estudante de MS sobre nuvem de fumaça em NY

Enjoo, muita dor de cabeça e nariz seco. A jornalista e estudante de produção audiovisual na New York Film Academy, Ellen Prudente, conta que a fumaça vem causando mal-estar nos últimos dias. Estudante brasileira tem atividades acadêmicas suspensas devido a nuvem de fumaça em Nova
Desde terça-feira (6) a jornalista e estudante de produção audiovisual na New York Film Academy, Ellen Prudente, de 26 anos, têm vivido momentos de muita tensão e medo por causa da nuvem de fumaça vinda da queima de árvores do Canadá e que atingiu os Estados Unidos nesta semana. Assista ao vídeo acima
“Estávamos na aula fazendo toda a preparação para a produção do nosso documentário que iríamos começar a gravar, na quinta-feira (8) até sábado (10), estava tudo certo, e dai começou a fumaça muito forte. Era tão forte que estávamos sentindo a fumaça dentro da sala mesmo com todas as janelas fechadas, quando saímos na recepção todos na rua usavam máscaras, me lembrou muito a pandemia. Lembrei da pandemia ao sair na rua e ver todos de máscara”, relatou.
Morando em Nova York há seis meses, Ellen relata que percebeu a mudança do tempo de forma repentina. “O céu estava escuro, parecia noite quando ainda era 14h”.
Máscara tem sido inevitável durante os dias de fumaça.
Arquivo Pessoal
Mas foi quarta-feira (7), que a situação piorou drasticamente, a jornalista relata que o dia se transformou, e a visão do rio Hudson e da Estátua da Liberdade que ela tem da janela de sua sala desapareceu no meio da nuvem de tons laranja e amarelo. Em um vídeo compartilhado por colegas de sala, é possível ver a nuvem de fumaça.
Registros da quarta-feira (7).
Rperodução
Para sair na rua e conseguir respirar, Ellen conta que precisou usar duas máscaras.
“O ar estava muito pesado, para conseguir respirar precisei colocar duas máscaras. Foi realmente muito difícil, senti o nariz seco, muita dor de cabeça, enjoo. Pensei ‘Meu Deus o que está acontecendo?”
Preocupada com a situação, a estudante informa que a faculdade desmarcou as aulas presenciais e comunicou os alunos que tudo seria realizado remotamente.
“As gravações do nosso documentário foi suspensas e retomaremos apenas no sábado (10), que é quando o governo está dizendo que a situação já estará bem melhor”.
Foto tirada semanas antes da nuvem de fumaça.
Arquivo pessoal
Sozinha em Nova York, Ellen relata que a família e amigos se preocuparam ao ver o cenário em que a ilha se encontra.
“Todos começaram a me ligar, mandar mensagens, ficaram preocupados, pediram para que eu ficasse em casa, mas eu já estava seguindo essa orientação”.
Ellen relata que nesta sexta-feira (9), ainda não saiu na rua, mas que o dia já parece melhor.
Timelapse mostra cidade de Nova York sendo encoberta por fumaça
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.