Mungunzá? Canjica? Mingau de milho? Entenda diferenças pelo Brasil e aprenda receitas

mungunza?-canjica?-mingau-de-milho?-entenda-diferencas-pelo-brasil-e-aprenda-receitas


As variações do prato à base de milho são presenças confirmadas nas festas de São João em todo o país. Canjica x Mungunzá: debate ganha força nas redes sociais
Reprodução
Canjica, mungunzá, chá de burro ou curau, como é conhecido na região Sudeste, são variações de nomes de pratos de origem africana feitos à base de milho que se popularizaram bastante no Brasil, consumidos principalmente no período das festas de São João, em junho.
Mesmo sendo uma iguaria popular no país, ainda existem dúvidas sobre as diferenças entre a canjica servida no Nordeste e em outras regiões. Entenda as distinções e semelhanças entre as variações dos pratos tão amados no período junino.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Origem
A origem do prato que faz sucesso nas festas juninas não é exata. Existem teorias que o mingau de milho foi criado por indígenas, mas ideias mais concretas apontam que sua origem possa ser africana.
Segundo a Fundação Cultural Palmares, alguns estudiosos da língua portuguesa, como Nei Lopes, afirmam que o termo canjica não é indígena, mas sim africano.
O dicionarista vê na palavra uma metamorfose de “Kanzika”, que significa “papa grossa de milho-cozido” no dialeto quicongo, falado no Congo e na Angola.
Mingau de milho branco é iguaria tradicional nas festas de São João
William Amanajás/Rede Amazônica
Canjica:
As receitas feitas com o milho branco e o amarelo são nomeadas como canjica em muitos pontos do Brasil. No entanto, na região Nordeste, canjica é o prato feito somente com o milho-verde fresco, açúcar, leite de vaca e canela em pó, que pode ser servido frio ou quente.
No Sudeste, a receita, com a adição de leite condensado, é popularmente conhecida como curau. Em pontos do Centro-Oeste, o mingau de milho fresco é chamado de chá de burro.
Aprenda receita de canjica:
Na Panela da Chef: aprenda a preparar uma tradicional canjica de milho
Na Panela da Chef: aprenda a tradicional receita de canjica piauiense
Tv Clube
Debate nas redes sociais
Com a aproximação das festas de São João, o debate acerca do nome correto dos pratos ganhou força no Twitter. Internautas de diversos pontos do Brasil defenderam suas versões na rede social. Veja:
Mungunzá x Canjica
Reprodução
Debate sobre as variações do prato ganham espaço no Twitter
Reprodução
Canjica x Mungunzá
Reprodução
*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.