De peixe a cobra: conheça 4 animais sem asas que conseguem voar

Muitos animais que possuem a habilidade de voar são amplamente conhecidos pelas pessoas. Os pássaros, morcegos, borboletas e mosquitos são alguns dos animais voadores mais conhecidos. Todos eles possuem uma característica em comum: as asas.

Mas na natureza, alguns animais sem asas, como uma espécie de peixe, surpreendem as pessoas ao conquistarem o poder do voo. Conheça abaixo quatro animais sem asas que conseguem voar.

Montagem mostrando o peixe-voador a esquerda e a cobra-voadora a direita

A ideia mais aceita entre os pesquisadores é que esses animais adquiriram tal habilidade para fugir de predadores nas águas – Foto: Reprodução/ND

Animais sem asas que conseguem voar

Peixe-voador

Mesmo passando a maior parte de suas vidas nas águas, os peixes-voadores possuem barbatanas desenvolvidas para voar sobre os mares.

Esses peixes se lançam através da água a uma velocidade de cerca de 56km/h, podendo se mover a uma altura de 1 a 1,5 metro acima da água, por até 200 metros de distância em média.

A ideia mais aceita entre os pesquisadores é que esses animais adquiriram tal habilidade para fugir de predadores nas águas. A capacidade de voar também facilita o processo de migração.

Existem diferentes tipos de peixe-voador, tendo duas asas ou quatro asas.

O peixe-voador com duas asas é uma espécie distribuída em áreas tropicais e subtropicais de todos os oceanos - Internet/Reprodução/ND

1
2

O peixe-voador com duas asas é uma espécie distribuída em áreas tropicais e subtropicais de todos os oceanos – Internet/Reprodução/ND

Já o peixe-voador de quatro asas habita todo o Pacífico tropical e subtropical da África Oriental - Olhar oceano gráfico/Reprodução/ND

2
2

Já o peixe-voador de quatro asas habita todo o Pacífico tropical e subtropical da África Oriental – Olhar oceano gráfico/Reprodução/ND

Cobra-voadora

A Chrysopelea paradisi é considerada o único animal que consegue “voar” sem possuir membros.

Segundo o portal Herpeto Capixaba, essa espécie consegue realizar esse feito pelo achatamento dorsoventral de seu corpo. Também pela realização de diversos movimentos corporais complexos, como ondulações, enquanto permanece na forma da letra “S”

Dessa forma, elas conseguem utilizar a planagem para realizarem diversas atividades, como deslocar-se de uma árvore a outra, perseguirem presas que voam e até mesmo evitar predadores.

Imagem mostrando uma cobra-voadora no ar

De acordo com pesquisadores, a cobra-voadora tem um modo único de voar no meio animal – Foto: Herpeto Capixaba/Reprodução/ND

Esquilos-voadores

Essa espécie de esquilo é conhecida por seus voos acrobáticos entre as árvores, usando membranas de pele estendidas entre os membros para planar de um lugar para o outro.

Além de se proteger de predadores, esses esquilos também usam essa habilidade de voo para se alimentar, planando de árvore em árvore atrás de frutas.

Nos meses de inverno, quando as fontes de alimento estão em declínio, os esquilos voadores guardam alimentos em seus ninhos para assegurar a sobrevivência durante essa estação.

Esquilo-voador pousando em galho de árvore

Os esquilos-voadores são conhecidos por seus voos acrobáticos entre as árvores – Foto: Internet/Reprodução/ND

Lêmure-voador

Habitando as florestas tropicais do sudeste asiático, o Lêmure-voador é mais um dos animais sem asas que conseguem voar. Mas, apesar do seu nome, esse animal não é um lêmure.

Esses primatas possuem esse nome pelas semelhanças com os lêmures, mas é um membro distinto da ordem Dermoptera.

O Lêmure-voador é caracterizado por uma membrana extensa, chamada de patágio, que se estende do pescoço até a ponta dos dedos, passando pelas patas traseiras até a cauda.

Ao saltar de uma árvore, o patágio se estende, permitindo que ele deslize suavemente pelo ar, proporcionando controle e estabilidade durante o voo, facilitando deslocamentos eficientes entre as árvores.

Lêmure-voador voando com céu azul de fundo

Os lêmures-voadores são principalmente herbívoros e se alimentam de uma variedade de folhas, flores, frutas e seiva de árvores – Foto: BBC/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.