Cineasta de Jaú exibe produções filmadas na cidade em sessões com acessibilidade: ‘Toque único das vivências do interior’


Murilo Bonini é formado em cinema e audiovisual e já tem produções reconhecidas internacionalmente. Além das exibições nesta sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22), no cinema municipal, o cineasta conduzirá uma oficina de produção cinematográfica com entrada gratuita. “Ecos do Silêncio” do cineasta Murilo Bonini de Jaú (SP)
Arquivo pessoal
Escrito, roteirizado e filmado em Jaú (SP), o curta-metragem “Ecos do Silêncio” será exibido nesta sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22), no cinema municipal da cidade em sessões gratuitas e com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas descritivas.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O curta, do cineasta jauense Murilo Bonini, se desenrola em uma antiga casa de campo e conta a história de Samuel, que retorna ao lar após anos, confrontando os fantasmas do passado ligados à morte de seu irmão (assista ao trailer abaixo).
Em entrevista ao g1, o diretor enfatizou que Jaú é parte da identidade do filme, e a proximidade emocional com a localidade deve enriquecer a experiência do público.
“Acredito que o público de Jaú vai se conectar de forma mais profunda com o filme por causa desse sentimento de pertencimento. Há um orgulho natural em saber que algo foi feito na própria cidade. É aquele momento em que o espectador pensa: “Caramba, isso foi feito aqui, na nossa cidade, e eu não imaginava!”, afirma Murilo Bonini.
O projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à criação local, tem 20 minutos de duração e classificação indicativa de 14 anos.
Cineasta jauense exibe produções filmadas na cidade em sessões com acessibilidade
Arquivo pessoal
Filmado em apenas quatro dias em uma fazenda localizada em Jaú (SP), a equipe contou com 14 profissionais e três atores. Murilo explica que apesar do pouco tempo de filmagem, “Ecos do Silêncio” envolveu um grande trabalho de pré e pós-produção.
“O roteiro passou por 11 tratamentos até chegar à versão final. Foram quase dois meses intensos de planejamento. Na seleção de elenco, por exemplo, trabalhamos intensamente na preparação dos atores, para que eles se conectassem emocionalmente, já que o filme retrata a complexa relação entre mãe e filho”, lembra o cineasta.
Equipe de produção do filme “Ecos do Silêncio” rodado no interior de SP, em Jaú (SP)
Arquivo pessoal
Sessões com acessibilidade
Um ponto que fez parte da pós-produção do curta foi justamente o desejo do diretor de trazer todos os públicos para sua produção. “Ecos do Silêncio” conta com legendas, audiodescrição e interpretação em libras.
“Queremos que Ecos do Silêncio chegue ao maior número possível de pessoas, e para isso, fizemos questão de tornar o filme acessível para diferentes públicos. O cinema tem o poder de transformar, emocionar e conectar as pessoas, e é importante que todos tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência.”
Cineasta jauense Murilo Bonini já foi premiado internacionalmente por suas produções
Arquivo pessoal
Trajetória no cinema
Murilo Bonini é formado em cinema e audiovisual e sempre focou seus trabalhos em produzir cinema fora dos grandes centros. Em 2020, junto de outros entusiastas da área, fundou a produtora Pitaco Filmes justamente para produzir no contexto interiorano.
“Isso tem um significado especial para mim. Minha motivação sempre foi contar histórias que ressoem com experiências humanas universais, mas com o toque único das nossas vivências e cultura do interior” conta.
Seus trabalhos com curtas e webséries já foram, inclusive, reconhecidos em premiações nacionais e internacionais. As séries Uma Semana para Amélia e Melhores Cortes, que foram distribuídas em plataformas de streaming como a Prime Video e premiadas em festivais nacionais e internacionais, incluindo em Hollywood, Los Angeles.
Cineasta jauense Murilo Bonini já foi premiado internacionalmente por suas produções
Arquivo pessoal
Exibições do filme:

Sexta-feira (20): Exibição com Libras e intérprete na roda de conversa.
Sábado (21): Exibição com legendas descritivas.
Domingo (22): Exibição com audiodescrição.
Local: Cinema Municipal, que fica na Rua Paissandú, 444 – Centro
Sessões: Início às 19h30 todos os dias
Ingressos: Entrada gratuita;
Além das exibições, na segunda-feira (23), Murilo conduzirá uma oficina sobre produção cinematográfica permeada pelas etapas de produção do curta “Ecos do Silêncio”. A oficina será realizada na Galeria de Artes Municipal, localizada na rua Tenente Lopes, 350 – centro, a partir das 19h.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.