Crianças perdidas na selva colombiana fugiram ao ouvir gritos de militares que os buscavam, diz avô

criancas-perdidas-na-selva-colombiana-fugiram-ao-ouvir-gritos-de-militares-que-os-buscavam,-diz-avo


Irmãos passaram 40 dias na em área densa de floresta após avião em que estavam cair na região. Eles foram encontrados na sexta (11), após uma operação de busca histórica que mobilizou todo o país. Militares e indígenas que participaram do resgate posam para foto com as quatro crianças resgatadas 40 dias após se perderem na selva da Colômbia, em 9 de junho de 2023.
Forças Armadas da Colômbia via AP
As quatro crianças indígenas que passaram 40 dias desaparecidas na selva colombiana após sobreviverem a um acidente de avião se esconderam e fugiram ao ouvir gritos dos militares que buscavam por eles, disse neste domingo (11) o avô delas.
As crianças, que têm idade entre 1 e 13 anos e são irmãs, foram encontradas com vida na sexta-feira (11), após uma operação histórica de centenas de militares, indígenas e voluntários que mobilizou toda a Colômbia. Elas estavam em um avião que caiu sobre a selva, matando a mãe das crianças e mais dois adultos.
“Eles ficaram com medo (dos gritos), além dos cachorros. Se escondiam nos troncos das árvores ou corriam”, afirmou à rádio colombiana Caracol um dos avôs das crianças Fidencio Valencia.
Os próprios militares afirmaram que, por diversas vezes, chegaram a passar a uma distância de apenas 20 metros de onde as crianças estavam, mas não as encontraram. Foi só na sexta, quando elas já estavam muito fracas e não conseguiam andar, que o grupo foi por fim localizado.
Crianças que sofreram acidente de avião na Colômbia são resgatadas após 40 dias
Em uma fase da busca, os militares chegaram a reproduzir, em megafones, uma mensagem gravada pela avó dos irmãos na qual ela pedia, em espanhol e no idioma da etnia uitoto, a qual pertencem, que eles permanecessem onde estavam e não fugissem.
Os quatro irmãos – Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 años, Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9 años, Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de 4 años, e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de 1 ano – estão hospitalizados em Bogotá mas não correm risco de vida, segundo o governo colombiano.
LEIA MAIS:
Farinha de mandioca e época de frutas na selva colombiana mantiveram crianças vivas por 40 dias após queda de avião
Adicionar aos favoritos o Link permanente.