CÂMARA DOS DEPUTADOS: Comissão aprova projeto que isenta IDOSO de pagar taxa para renovar carteira de motorista

A Comissão da Câmara dos Deputados de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou na sexta-feira, 16 de junho, proposta que estabelece a gratuidade dos exames de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores com mais de 60 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O texto original previa gratuidade a todas as pessoas com mais de 65 anos nos exames de aptidão física e mental para renovação da CNH.

Leia também:
>>>Comissão da Câmara dos Deputados aprova proposta que proíbe presidiários de receber benefício social

>>>Projeto que prevê DETENÇÃO para quem FUGIR de ABORDAGEM de agente de TRÂNSITO é APROVADO por Comissão da Câmara dos Deputados

“Apesar de nossa concordância com a matéria, entendemos que o benefício deve ser limitado a condutores inscritos no CadÚnico, de forma que a gratuidade beneficie apenas os que, de fato, dela necessitam. Além disso, estamos propondo alteração da idade para gozo do benefício, compatibilizando-a com a idade prevista no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/03)”, explicou a relatora.

Substitutivo 

Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Dayany Bittencourt (União-CE), ao Projeto de Lei 4036/20, do ex-deputado Léo Moraes (RO).

O texto original

Insere a previsão de gratuidade no Código de Trânsito Brasileiro, que hoje exige exame psicotécnico do condutor maior de 65 anos a cada três anos.

Léo Moraes lembra que os motoristas mais jovens só precisam renovar a carteira de cinco em cinco anos. A cobrança de taxas iguais para renovação do documento em tempo menor, segundo o deputado, onera os idosos.

O projeto é, na verdade, a reapresentação do PL 5383/09, do ex-deputado Arnaldo Faria de Sá, arquivado ao término da legislatura passada.

Tramitação

A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da redação do Portal com informações da Câmara dos Deputados

Adicionar aos favoritos o Link permanente.