Saiba como foi o primeiro bloco do último debate em Porto Alegre

Os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) se enfrentam nesta sexta-feira (25), no último debate antes do segundo turno, que ocorre no próximo domingo (27).

O encontro promovido pela RBS TV, afiliada da TV Globo, tem quatro blocos com confronto direto entre os candidatos.

No primeiro turno, Melo teve 49,72 % dos votos válidos e Rosário, 26,28 %.

Veja os detalhes do debate em Porto Alegre:

Educação e troca de farpas

Maria do Rosário começou a primeira rodada com tema livre do encontro. “Buscamos dar voz às pessoas”, iniciou a sua fala lembrando das dificuldades da educação e saúde que as pessoas passam na cidade. Ela também lembrou das enchentes que aconteceram no primeiro semestre no Rio Grande do Sul.

“O senhor concorda, o senhor acha que a cidade piorou”, questionou Rosário ao concorrente, que busca reeleição.

Melo afirmou que há problemas na cidade, mas que “a questão da educação vai ser prioridade no novo mandato”. Ele também afirmou que a educação não é um problema só da cidade de Porto Alegre, mas que todo o Brasil precisa enfrentar.

“A responsabilidade da educação é sua”, respondeu Rosário. Ela também afirmou que a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) piorou na cidade durante o governo de Melo.

“O caminho para melhorar a educação é um pacto sociedade, governo e professores”, rebateu Melo. O candidato também reconheceu que houve uma queda no IDEB.

Os candidatos continuaram a conversa trocando farpas, como aconteceu nos outros debates do segundo turno.

“O senhor não fez creches novas”, afirmou Rosário sobre o governo de Melo.

“Nós ampliamos as vagas… e vamos elevar o salário dos professores”, retrucou Melo. Ele completou dizendo que “como a senhora tá muito longe de Porto Alegre, a senhora tá em Brasília, não tá vendo a cidade”.

“Eu moro aqui e trabalho em Brasília e não falto em serviço”, afirmou Rosário. Ela completou acusando Melo de não dialogar com o Governo Federal.

“Eu sou um prefeito de diálogo, eu não sou radical”, devolveu Melo.

Os dois terminaram a primeira rodada com troca de acusações e falando que é necessário debater as questões da capital gaúcha. Eles voltaram a debater o desastre ambiental que alagou a cidade.

Apuração

CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil que disputam o segundo turno neste domingo (27).

Em Porto Alegre, a contagem dos votos pode ser acompanhada clicando neste link.

Eleições 2024: Saiba se você foi convocado para atuar como mesário

Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba como foi o primeiro bloco do último debate em Porto Alegre no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.