Brasil tem alerta para chuvas neste fim de semana: veja previsão por região

O fim de semana do dia de Finados será marcado por chuvas de forte intensidade e áreas de instabilidade que se espalharão sobre o Sul, Sudeste e Norte do Brasil. Segundo a Climatempo, vários estados dessas regiões terão previsões de fortes pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (2) um alerta de perigo potencial de chuvas intensas, abrangendo 14 estados brasileiros. Nesses locais, poderá haver registro de chuvas entre 20 a 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, de 40 a 60 km/h.

De acordo com a Climatempo, a possibilidade de chuvas ocorre devido à mudança na circulação de ventos sobre o país que ocorreu na segunda quinzena de outubro e permitiu a distribuição do ar úmido facilitando a formação de nuvens de chuva em grande parte do Brasil.

Veja as previsões para cada região

Sul

As previsões indicam o risco de chuva moderada a forte em quase todo o Sul do Brasil.

No leste dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, incluindo o litoral e as regiões metropolitanas de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, há possibilidade de chuva, mas que não deve causar problemas. Na capital gaúcha a previsão é de que a chuva ocorra à noite.

No domingo (3), mesmo com o afastamento da frente fria, o tempo ainda fica mais instável na região, o que pode causar uma chuva de nível moderada a forte, porém os dados indicam que uma previsão mais volumosa deve acontecer sobre o Paraná.

Sudeste

No Sudeste, o estado de São Paulo e áreas a oeste de Minas Gerais preocupam os especialistas em relação às previsões de chuva.

Nas áreas incluindo a Grande São Paulo, Grande Belo Horizonte, sul de Minas e em todo o centro norte e leste mineiro, também devem ocorrer pancadas de chuva neste sábado, mas só a partir do meio da tarde ou à noite. O sol deve aparecer forte especialmente pela manhã.

No litoral paulista, no estado do Rio de Janeiro e também no centro-sul do Espírito Santo, incluindo as capitais Vitória e Rio de Janeiro, o sábado será marcado por sol, calor e pouca chance de chuva.

A Climatempo alerta que o risco de chuva forte aumenta no domingo (3) em São Paulo, no oeste e no sul de Minas Gerais.

Centro-Oeste

A região Centro-Oeste é a que deve ter chuva mais frequente e volumosa neste sábado.

O dia é de alerta para temporais em todo o estado de Mato Grosso do Sul, no centro, sul e oeste de Goiás e em quase todas as áreas de Mato Grosso. Em todas essas áreas, as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia e em geral acompanhadas por raios.

As capitais Campo Grande, Cuiabá e Goiânia também ficam em alerta para temporais.

Na região de Brasília, no leste e norte de Goiás, no norte e noroeste de Mato Grosso, as pancadas devem acontecer principalmente à tarde e à noite e devem ser moderadas a fortes.

Durante o domingo, toda a região Centro-Oeste do Brasil deverá continuar tendo pancadas de chuva frequentes em risco de chuva forte.

Nordeste

As previsões indicam que a região Nordeste do Brasil será marcada por sol forte e o tempo seco.

Algumas pancadas de chuva passageiras e fracas podem ocorrer no litoral entre Salvador e Natal e no sul do Maranhão e do Piauí. No oeste e sul da Bahia também devem ocorrer pancadas de chuva neste sábado, que podem ser moderadas a fortes.

Norte

Na região Norte do Brasil, o alerta para temporais é no estado do Acre.

No entanto, Rondônia, quase todo o estado do Amazonas, o sul do Pará e quase todo o Tocantins também deverão ter pancadas de chuva frequentes e que podem ser moderadas a fortes, mas intercaladas com alguns períodos com o sol.

Para região de Manaus e no leste do Amazonas, no Amapá, no norte do Tocantins, em Belém e na maioria das áreas do Pará, o sábado deverá ser marcado por sol e calor, com possibilidade de algumas pancadas de chuva passageiras à tarde.

* Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil tem alerta para chuvas neste fim de semana: veja previsão por região no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.