Saiba quem era o empresário executado pelo PCC no aeroporto de Guarulhos

Na tarde desta sexta-feira (8), um tiroteio no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deixou uma pessoa morta e três feridas. O incidente ocorreu na entrada do Terminal 2 e está sendo investigado pela polícia como uma possível execução e queima de arquivo, em razão do envolvimento da vítima com investigações sobre tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, empresário e delator do Ministério Público de São Paulo, foi identificado como a vítima fatal do tiroteio. Ele estava sendo investigado por sua ligação com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e por envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro, principalmente no mercado de criptomoedas e bitcoins.

Os tiros partiram de um Gol preto, que foi encontrado depois em uma comunidade próxima. Além disso, a polícia registrou outro tiroteio nas proximidades, perto do Hotel Pullman, na região do aeroporto.

Conhecido por sua colaboração com o Ministério Público, Gritzbach delatou o envolvimento do PCC em diversos esquemas criminosos, incluindo corrupção no futebol e no mercado imobiliário. O empresário também era apontado como o responsável pela execução de dois membros do PCC, Anselmo Becheli Santa Fausta (Cara Preta) e Antônio Corona Neto (Sem Sangue), que foram mortos em dezembro de 2021.

Mais sobre

Em 2023, Gritzbach foi preso e, após ser libertado condicionalmente em junho, continuou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. O Ministério Público confirmou que ele tinha negócios no setor de criptomoedas e enfrentava acusações de lavagem de dinheiro superior a R$ 30 milhões, oriundos de atividades ilícitas.

Gritzbach também era diretor da Porte Engenharia e Urbanismo, empresa que está sob investigação do Ministério Público por supostamente ter vendido imóveis a traficantes. O empresário afirmou que membros do PCC tinham vínculos com a construtora e que transações ilícitas, como pagamentos em dinheiro e ocultação de propriedade, eram realizadas através de seus negócios imobiliários.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.