Lula defende protagonismo dos países com Floresta Amazônica nas discussões globais sobre o clima

Na Colômbia, presidente participou da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, que discutiu propostas para a região. Lula voltou a cobrar que países ricos financiem as iniciativas de preservação. Lula defende protagonismo dos países com Floresta Amazônica nas discussões globais sobre o clima
Jornal Nacional/ Reprodução
O presidente Lula participou neste sábado (8) de um evento na Colômbia sobre preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ele defendeu protagonismo dos países que compõem a floresta nas discussões globais sobre o clima.
O encontro foi em Letícia, na Colômbia, cidade vizinha de Tabatinga, no Amazonas. Lula e o presidente Gustavo Petro participaram do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, que discutiu propostas de especialistas, indígenas e sociedade civil para a região.
No discurso, Lula disse que é preciso construir uma nova visão de desenvolvimento sustentável e sugeriu que os países da região se juntem à meta do Brasil de zerar o desmatamento até 2030.
Ele voltou a cobrar que países ricos financiem as iniciativas de preservação e defendeu protagonismo dos países amazônicos nas discussões sobre o clima, inclusive, segundo ele, com maior participação em mecanismos oficiais, como o Fundo Global para o Meio Ambiente.
“Nossa voz tem que se fazer ouvir, com força, nas conferências sobre o clima, a biodiversidade e a desertificação e nos debates sobre desenvolvimento sustentável. Brasil, Colômbia e Equador são obrigados a dividir uma cadeira do conselho do Fundo, enquanto países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália e Suécia ocupam, cada um, uma cadeira”, disse.
LEIA TAMBÉM
Na Colômbia, Lula diz que países com Floresta Amazônica podem assumir compromisso de zerar desmatamento até 2030
Adicionar aos favoritos o Link permanente.