Continuar a transformar o Recife já nesse primeiro ano, diz João Campos à CNN

Em conversa com a CNN antes de iniciar um segundo mandato nesta quarta-feira (1º), o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), falou sobre as perspectivas para os próximos quatro anos na gestão da capital pernambucana.

“A população do Recife deu um recado que considero importante nas urnas, com a votação que obtivemos. Foi o maior resultado da história da cidade, e isso é algo que tem alguns fundamentos importantes a serem observados. A população mostrou que confia no nosso trabalho, mas indicou claramente que espera ainda mais da nossa gestão”, comentou.

Em 2024, o jovem gestor de 31 anos foi reeleito ainda no primeiro turno da eleição municipal. Nesse pleito, ele obteve 78,11% dos votos válidos.

À CNN, Campos relatou que o principal desafio em 2025 será “acelerar ainda mais as entregas, fortalecer a nossa capacidade de realizar projetos e continuar a transformar a cidade, garantindo que as ações iniciadas na nossa primeira gestão continuem avançando, mas também iniciar novas ações que respondam às demandas da população”.

“Vamos focar nas demandas mais urgentes, como a ampliação das vagas em creches, o fortalecimento da saúde, a urbanização de áreas vulneráveis e projetos de mobilidade e infraestrutura. Sei da grande responsabilidade, que é do tamanho da confiança que a população tem no nosso trabalho, mas estou com muita vontade de trabalhar e pronto para acelerar ainda mais”, ressaltou o prefeito.

“Como já falei, eu quero ser o melhor prefeito da história do Recife e trabalho todo dia para me superar e fazer mais”, pontuou.

Ao ser questionado sobre como vai lidar com a oposição na Câmara Municipal, o gestor declarou que “o diálogo é essencial na política, e eu acredito profundamente na importância de construir pontes, diminuir barreiras e buscar convergências”.

“Aprendi com meu pai que a política é arte de juntar. E nós vamos trabalhar com todos os vereadores, independente de partido, em torno de um objetivo comum: fazer o Recife continuar avançando. O palanque já foi desmontado, e agora é hora de unir forças para entregar mais resultados. Respeitaremos a pluralidade de opiniões, porque a oposição tem um papel fundamental na democracia”, acrescentou.

“Continuarei aberto a ouvir ideias, críticas e sugestões que ajudem a promover mais desenvolvimento, melhora da qualidade e ampliação dos serviços no Recife. Sempre colocaremos as necessidades dos recifenses acima de qualquer diferença partidária, afinal, os desafios da cidade não têm ideologia”, completou.

Já sobre a convivência com os governos estadual e federal, João Campos disse que “o diálogo e a cooperação são indispensáveis para encontrar as soluções para os desafios de uma grande cidade como o Recife, e vamos buscar parcerias com todas as esferas de governo, de instituições com capacidade e disposição de nos ajudar”.

“Continuarei mantendo uma relação republicana com o governo estadual e vamos fortalecer a parceria com o governo do presidente Lula, que já tem sido um grande aliado da nossa gestão”, continuou.

Outro tema abordado na conversa foi como melhorar a transparência do Executivo municipal. “Já é um pilar da nossa gestão, e nosso compromisso é avançar ainda mais”, segundo o prefeito.

“O Recife já se consolidou como referência nacional em inovação e governo digital, recebendo prêmios como o selo diamante de boas práticas em cidades inteligentes [Connected Smart Cities]. Ferramentas como o Conecta Recife e o E.I.T.A! Recife têm sido fundamentais para aproximar a gestão pública da população, permitindo acesso rápido e direto aos serviços municipais. Vamos ampliar e modernizar ainda mais essas iniciativas, criando plataformas que integrem dados de forma clara e acessível”, ressaltou João Campos.

“Nosso objetivo é fazer com que a transparência vá além da disponibilização de dados, facilitando a compreensão e o diálogo com a população, e garantindo que o Recife continue sendo um modelo de gestão eficiente, inovadora e conectada às demandas da população”, avaliou o prefeito reeleito.

João Campos ainda detalhou o que planeja para os primeiros 100 dias do novo mandato.

“Nossa prioridade é garantir que o Recife continue avançando, com foco em obras estruturadoras que já estão em andamento e outras que serão iniciadas. Entre os projetos prioritários estão a inauguração do Hospital da Criança, o maior em construção no nosso estado e com a oferta de serviços de referência, e a conclusão de obras de infraestrutura social, sobretudo nos morros da cidade e nas áreas planas que sofrem com alagamentos”, explicou o prefeito.

“Paralelamente, daremos continuidade às obras para a expansão das vagas em creches e a ampliação da cobertura da atenção básica na saúde. Outro ponto será reforçar as políticas de geração de emprego e renda, e a entrega de espaços públicos de qualidade para que o recifense possa viver a sua cidade. Queremos começar o mandato mostrando que o Recife continuará no caminho certo, com resultados concretos e muitas entregas”, finalizou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Continuar a transformar o Recife já nesse primeiro ano, diz João Campos à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.