Área da saúde é uma situação emergencial, diz novo prefeito de Palmas à CNN

Antes de tomar posse nesta quarta-feira (1º), o prefeito eleito em Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), conversou com a CNN sobre as adversidades que vai encarar, desde hoje, como gestor da capital tocantinense.

Ele afirmou que saúde e transporte público serão os principais desafios para 2025, áreas as quais se referiu como “duas situações emergenciais”.

“A saúde, no que se refere a abastecimento de medicamentos, atendimento clínico nas nossas UBSs e UPAs. Resolver o caos no transporte coletivo urbano, com uma mudança no modelo de gestão, sem problemas ou traumas nessa transição. A população não pode sofrer mais”, disse Siqueira Campos.

Prefeito da cidade na década de 1990, Eduardo Siqueira Campos se elegeu no segundo turno em 2024. Ele recebeu 53,03% dos votos válidos, derrotando Janad Valcari (PL).

Ao ser questionado sobre como pretende articular com a oposição na Câmara Municipal, o prefeito eleito declarou que vai manter, “com muito respeito”, “diálogo permanente com o legislativo”.

“Teremos uma agenda bastante frequente e uma das metas é assegurar o exercício dos mandatos com efetividade. Cito o exemplo das emendas parlamentares, que vejo como instrumento de independência e possibilidade de ter uma Câmara parceira do Executivo, respeitadas as diferenças político-partidárias”, ponderou.

Já sobre o trabalho em conjunto com os governos estadual e federal, Siqueira Campos mencionou encontros com autoridades das duas esferas e pontuou a importância dessas relações.

O prefeito já teve uma audiência com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) logo após a eleição, já que, segundo ele, Palmas “precisa de ambos e aposto numa relação bastante proveitosa para a cidade”.

“Já no âmbito federal, já estive com o ministro Alexandre Padilha e diversos outros ministros. Também estive com os presidentes das duas casas legislativas federais e com a nossa bancada. Essa relação é importantíssima para a nossa capital”, reiterou.

A transparência do Executivo municipal foi outro tema abordado com o gestor, que se prontificou em melhorar os serviços existentes.

“Vamos criar a Controladoria-Geral do Município, aprimorar nosso portal de transparência e buscar uma relação institucional permanente com os órgãos de controle. Vamos ter um governo digital bastante transparente”, comentou.

Siqueira Campos ainda elencou quais serão as prioridades para os 100 primeiros dias do mandato, o que considera um período-chave.

“Esse é um segredo importante, porém reafirmo que agiremos de forma muito eficaz em relação aos nossos compromissos de campanha. Eles já são projetos e ações que colocaremos em prática a partir de primeiro de janeiro”, finalizou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Área da saúde é uma situação emergencial, diz novo prefeito de Palmas à CNN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.