Após terremoto na Itália, tremor de 4,8 atinge Portugal

Mapa mostra o epicentro do terremoto localizado a cerca de 14 quilômetros a oeste-sudoeste de SeixalEMSC

Um terremoto de magnitude 4.6 na escala de Richter foi registrado nesta segunda-feira (17) em Portugal, segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O tremor foi registrado pelas estações da Rede Sísmica do Continente, com epicentro localizado a cerca de 14 quilômetros a oeste-sudoeste de Seixal.

O Jornal Diário de Notícias informou que Inicialmente a magnitude foi reportada como 4.2, mas foi atualizada diversas vezes, chegando a 4.7, 4.8 e 5.0, antes de ser corrigida novamente para 4.6. O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) apontou para 4.8 e informou que o sismo ocorreu a sete quilômetros de profundidade.  

🔔#Earthquake (#terramoto) M5.0 occurred 22 km SW of #Lisbon (#Portugal) 16 min ago (local time 13:24:03). More info at:
📱https://t.co/QMSpuj6Z2H
🌐https://t.co/oYRcXkONuP
🖥https://t.co/Cj7MFA4fX3 pic.twitter.com/Np5oZnOdUN

— EMSC (@LastQuake) February 17, 2025

De acordo com o IPMA, o tremor foi sentido com maior intensidade em Sintra e Almada, mas também foi registrado, com menor intensidade, em diversos municípios, como Odemira (Beja), Coimbra (Coimbra), Albufeira, Portimão (Faro), Alcobaça, Leiria (Leiria), Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Oeiras, Vila Franca de Xira, Amadora, Odivelas (Lisboa), Abrantes (Santarém), Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Sines (Setúbal).  

No dia 26 de agosto, um terremoto de magnitude 5.3 foi sentido em Portugal Continental, com epicentro a cerca de 60 quilômetros a oeste de Sines. 

Escolas evacuadas

O jornal português, “Jornal de Notícias”, informou que duas escolas de ensino infantil foram evacuadas na Costa de Caparica. Na vizinhança local, houve relatos de fissuras em varandas de prédios.

Terremoto na Itália

O tremor em Portugal foi o segundo em menos de dois dias na Europa. Anteriormente, um terremoto de magnitude 3,9 sacudiu a região dos Campos Flegreus, próximo a Nápoles, na Itália, no domingo (16). O abalo foi sentido em vários bairros da cidade e obrigou o isolamento de algumas ruas. Este foi o tremor mais forte registrado na região desde o início do ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.