Veja a íntegra da fala de Gonet em julgamento sobre plano de golpe

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, participou do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito acusados por tentativa de golpe de Estado em 2022.

O caso começou a ser analisado nesta terça-feira (25) com a leitura das condutas dos denunciados. Entre eles, está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-ministros do seu governo que compõem o que a PGR chamou de “núcleo crucial” na suposta organização do golpe de Estado.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que a denúncia contra acusados de tentativa de golpe de Estado está “em condição de ser aceita”. A ida do procurador a um julgamento da Corte é incomum.

Em sua fala, Gonet mencionou fatos praticados pelo grupo no que chamou de “teatro do golpe”, como o incentivo aos acampamentos após as eleições de 2022 e o plano de assassinato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recém-eleito presidente, do vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

A Primeira Turma do STF reservou esta terça-feira e a quarta-feira (26) para analisar a denúncia contra envolvidos no plano de golpe. Se o colegiado acatar a denúncia, os denunciados se tornarão réus e responderão a um processo judicial, com mais sessões da Primeira Turma do Supremo.

Veja a íntegra da fala de Gonet:

​

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja a íntegra da fala de Gonet em julgamento sobre plano de golpe no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.