Vídeo: Estudante é presa e tem visto revogado nos EUA por apoiar palestinos

As autoridades de imigração dos Estados Unidos detiveram e revogaram o visto de uma estudante de doutorado turca na Universidade Tufts, perto de Boston, que havia manifestado apoio aos palestinos na guerra de Israel em Gaza. Um vídeo CCTV flagrou o momento.


Os apoiadores de Rumeysa Ozturk dizem que sua prisão, na terça-feira (25), é a primeira detenção de imigração conhecida de uma estudante da área de Boston envolvida em ativismo a ser realizada pelo governo do presidente Donald Trump.

A administração do republicano que deteve ou tentou deter vários estudantes estrangeiros que estão legalmente nos EUA e se envolveram em protestos pró-palestinos.

As ações foram condenadas como um ataque à liberdade de expressão, embora o governo Trump argumente que certos protestos são antissemitas e podem minar a política externa dos EUA.

O vídeo mostrou agentes mascarados levando a cidadã turca de 30 anos sob custódia perto de sua casa em Somerville, Massachusetts, na noite de terça-feira (25), quando, de acordo com seu advogado, ela estava indo se encontrar com amigos para quebrar o jejum do Ramadã.

A Reuters conseguiu verificar a localização do vídeo, pois a sinalização, o layout do mapa rodoviário e a estrutura do edifício correspondem às imagens do Street View. A data é verificada por relatórios da mídia local e carimbos de data/hora do CCTV.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo: Estudante é presa e tem visto revogado nos EUA por apoiar palestinos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.